João Pessoa 17/08/2018 05:20Hs

Início » Notícias » Nova calçadinha deixa orla de Cabo Branco mais atrativa

Nova calçadinha deixa orla de Cabo Branco mais atrativa

praia de cabo brancoA população de João Pessoa já pode usufruir de mais um importante equipamento público revitalizado, agora com mais conforto, acessibilidade e segurança. O trabalho da Prefeitura deixa a orla, que já foi apontada como a mais bonita do Nordeste, ainda mais atrativa para os pessoensses e para os turistas que visitam a Capital paraibana. A primeira etapa da calçadinha de Cabo Branco foi entregue ontem, sexta-feira (4), durante uma visita do prefeito Luciano Cartaxo ao local.

Durante a visita, o prefeito conversou com as diversas pessoas que passeavam ou faziam exercícios na calçadinha e pode explicar um pouco mais sobre o projeto, que envolve também a calçadinha de Tambaú, entregue em dezembro do ano passado. No total, são 18 mil m² da nova calçadinha, que vão do Hotel Tambaú até o final da Avenida Cabo Branco. O local ganhou o incremento de algumas intervenções artísticas, como o novo Busto de Tamandaré, que ganhou uma mandala criada pelo artista plástico Flávio Tavares e um letreiro em homenagem à cidade, com os dizeres “Eu amo Jampa”.

“Nós trabalhamos para transformar João Pessoa em uma cidade cada vez mais bonita e mais moderna. Esta intervenção na calçadinha é uma forma de nós avançarmos em um objetivo que perseguimos em nossa gestão, que é o de dotar a cidade com equipamentos públicos de qualidade. Assim, tanto a população, quanto os turistas que visitam nossa cidade, poderão aproveitar o que João Pessoa tem de melhor”, comentou o prefeito.

O gestor destaca que a obra na calçadinha faz parte de um conjunto maior de ações que têm promovido uma transformação urbanística em João Pessoa. “Este é um conceito que as principais cidades do mundo têm adotado. É o mesmo trabalho que fizemos no outro trecho da orla, nas diversas praças que revitalizamos ou construímos, como a Praça da Independência e a Praça da Juventude, e na obra da nova Lagoa. Os cidadãos de João Pessoa sabem que agora possuem boas opções de espaços públicos onde é possível fazer um exercício, levar a família, encontrar os amigos”, declarou. Esta é a 11ª entrega realizada pela Prefeitura de João Pessoa apenas neste ano – no ano passado foram 70.

A nova etapa entregue nesta sexta é a primeira no bairro do Cabo Branco e compreende 600 metros de extensão. Começa no Busto de Tamandaré e vai até a Avenida Monsenhor Odilon Coutinho. O trecho também ganhou dois empraçamentos, que funcionam como ilhas de permanência. Os espaços possuem bancos, jardinagem e bicicletários com 12 vagas disponíveis.

Os 3.150 m² de passeio ganharam revestimento com blocos intertravados coloridos, material escolhido por apresentar maior acessibilidade, durabilidade, facilidade de manutenção e economia. O trecho está mais acessível, com a instalação de rampas de acesso e uma faixa exclusiva para mobiliário urbano delimitada por piso direcional. Nela, estão instalados postes, lixeiras, orelhões e placas de sinalização.

A ciclovia também foi revitalizada. O trecho de 1.750 m² teve o piso de asfalto substituído por um de concreto, específico para a circulação de bicicletas.

Secom/JP