João Pessoa 22/06/2018 13:21Hs

Início » Notícias » Petição para novo referendo sobre Brexit atinge 3 milhões de assinaturas.

Petição para novo referendo sobre Brexit atinge 3 milhões de assinaturas.

Ao ultrapassar 100 mil nomes, pedido deve ser debatido no Parlamento.

bandeira da união europeiaBandeiras da União Europeia e do Reino Unido – Tomohiro Ohsumi / Bloomberg

LONDRES – A petição que exige um segundo referendo sobre a afiliação do Reino Unido à União Europeia atingiu 3 milhões de assinaturas. O referendo de quinta-feira, que resultou na decisão de sair do bloco econômico, registrou índice de comparecimento de 72% de 17,4 milhões: com 51,9% votando a favor do Brexit e 48,1% contra.

— Não é bom que pessoas assinem a petição agora, isso deveria ter sido feito antes. Mesmo assim, esses abaixo-assinados nem sempre significam algo grande. Ultrapassou a marce de 100 mil para ser discutido no Parlamento. Tudo o que significa é que alguns parlamentares dirão “É uma terrível vergonha”; já outros, “Aleluia”. Então, é o fim disso.

NÚMERO QUESTIONADO

A mídia local, como jornais “The Guardian” e “The Independent”, relata que há dúvidas sobre o número de nomes alcançado diante da possibilidade manipulação do dado. Apenadas cidadãos britânicos podem votar, mas, segundo os veículos, dados da petição mostram assinaturas de diferentes países pelo mundo, como Islândia, Tunísia e Ilhas Cayman.

De acordo com o “Guardian”, a única comprovação de origem britânica é marcar uma opção que confirma a cidadania ou residência no país. Apesar da necessidade de indicar códigos postais, endereços e nenhum prova de identidade são exigidos.

O Globo