João Pessoa 24/06/2018 22:46Hs

Início » Notícias » Plano de gestão de resíduos sólidos será apresentado na Capital

Plano de gestão de resíduos sólidos será apresentado na Capital

Encontro acontecerá às 8h no auditório da Estação Cabo Branco

coleta seletivaUtilizando os principais conceitos de sustentabilidade ambiental – reduzir, reutilizar e reciclar – o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos de João Pessoa será apresentado na próxima quarta-feira (12) durante uma audiência pública. O encontro acontecerá às 8h no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro Altiplano. A população pode ter acesso ao documento de planejamento através do link http://goo.gl/qnuWyK

No Brasil, apenas 5% dos municípios elaboraram esses estudos. O Plano traça as diretrizes, estratégias, metas, programas e projetos da situação atual dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos de João Pessoa na perspectiva dos próximos 20 anos. O estudo foi criado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e no mês passado, foi apresentado aos membros do Comitê Diretor e Comitê de Sustentação, criados para acompanhar e contribuir com a criação do documento. Ambos são formados por representantes da sociedade civil, bem como de órgãos federais, estaduais e municipais.

De acordo com o documento, os investimentos serão destinados para a execução de uma série de ações como: educação ambiental, reaproveitamento de resíduos, adoção de novas tecnologias e revitalização de lixões. “O Plano é uma orientação para o gestor executar ações de forma coordenada na limpeza urbana. Se a iniciativa privada e a sociedade compartilharem dessa responsabilidade com a gestão pública, certamente alcançaremos melhores resultados”, enfatizou o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.

Posteriormente, o Plano será apresentado aos representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) para incorporação de sugestões. A última etapa, que acontecerá ainda este mês, será apresentada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para que seja validado e possa vigorar no ano de 2015, atendendo ao que determina a Lei Federal 12.305/2010.

O Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos é coordenado pelo engenheiro sanitarista, com doutorado em resíduos sólidos, José Dantas, e conta com a participação de todos os setores da Emlur no processo de sua elaboração.

MaisPB com Secom-PMJP