João Pessoa 16/08/2018 20:08Hs

Início » Notícias » Polícia alerta para aumento no “Golpe do Depósito em Branco” em João Pessoa

Polícia alerta para aumento no “Golpe do Depósito em Branco” em João Pessoa

A polícia orienta que todas as negociações feitas pela internet, só sejam concluídas (entrega dos objetos) após a confirmação do depósito/transferência

Os golpistas entram em contato com as vítimas, através de anúncios de vendas pela internet, apresentando-se como interessados na aquisição dos produtos (Foto: Walla Santos)

A Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa (DDF), alertam sobre o aumento da prática do conhecido “Golpe do Depósito em Branco”. O golpe é praticado da seguinte maneira: golpistas entram em contato com as vítimas, através de anúncios de vendas pela internet, apresentando-se como interessados na aquisição dos produtos oferecidos pelas vítimas.

Após o contato inicial, os golpistas marcam um encontro com as vítimas, ocasião na qual “fecham negócio”, através de depósitos bancários com envelope em branco (depósito em branco) ou de simulação de transferências bancárias. Os golpistas convencem as vítimas a entregarem os produtos negociados antes da conclusão dos depósitos/transferências, motivo pelo qual as vítimas só percebem que caíram em um “golpe” quando já entregaram os produtos. Em 2016, a DDF registrou 80 ocorrências policiais de crimes desta natureza. Em 2017 já foram registradas 123 ocorrências de crimes praticados através da negociação de produtos pela internet.

Na manhã desta segunda-feira (13), a DDF atendeu duas novas vítimas do “golpe do depósito em branco”. A primeira vítima anunciou todos os móveis de sua residência, pois pretende se mudar para o exterior, recebendo a visita de um casal de golpistas, que adquiriu R$ 6.000,00 em produtos e conseguiu convencer a vítima a entregar os móveis antes da confirmação do depósito bancário realizado. A segunda vítima fez a entrega de uma motocicleta anunciada na internet, pelo valor de R$ 6.700,00, acreditando que o depósito seria compensado, o que não aconteceu.

(Imagens do casal que fez uma vítima na última semana em João Pessoa)

A DDF orienta que todas as negociações feitas pela internet, só sejam concluídas (entrega dos objetos) após a confirmação do depósito/transferência e orienta, ainda, que a população solicite a documentação dos interessados (RG / CPF) quando da fase de negociações. Tais condutas certamente evitarão que golpistas e pessoas mal intencionadas, escolham o referido anúncio como potencial vítima e procurem outras pessoas desavisadas.

A DDF divulga imagem do casal de golpistas que atuou em João Pessoa, na última semana, pedindo a colaboração da população para o envio de informações a respeito da qualificação ou localização dos suspeitos através do Disque Denúncia da Polícia Civil (tel. 197).

(Conversa no WhatsApp entre o suspeito e uma das vítimas, o golpista informa abertamente ser “estelionatário” e pertencer a uma facção criminosa).