João Pessoa 20/07/2018 05:06Hs

Início » Notícias » Polícia Militar utiliza drones para auxiliar nas ações de segurança pública na Paraíba

Polícia Militar utiliza drones para auxiliar nas ações de segurança pública na Paraíba

drone políciaA Polícia Militar vai utilizar drones para auxiliar nas ações de segurança pública realizadas pela corporação em todo o Estado. A aplicação dessa tecnologia começa a ser feita já neste sábado (28), durante a 252ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que acontece em João Pessoa.

Serão usados pelos policiais dois equipamentos com câmeras acopladas, monitorando não só o movimento dos participantes da romaria, como também as ruas adjacentes. A câmera é interligada a um tablet que fica no controlador do equipamento, com imagens transmitidas em tempo real, o que facilita a prevenção e agiliza a intervenção da PM, já que os policiais repassam imediatamente pelo rádio comunicador qualquer movimento suspeito observado pela visão de cima.

Os veículos aéreos não tripulados (vants), como são chamados os equipamentos, vão auxiliar não só no trabalho de policiamento em grandes eventos, como também para mapear áreas para desencadear ações e operações, coibir crimes ambientais e localizar suspeitos.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, disse que a inovação faz parte de uma série de investimentos que continuam sendo feitos na segurança pública por parte do Governo do Estado. “Apesar da crise financeira que passa o país e os estados, o governador Ricardo Coutinho não para de tratar a segurança pública da Paraíba como prioridade e está investindo no aumento do efetivo, com a formação dos 520 novos soldados que estarão nas ruas neste começo de dezembro, período em que receberemos também novos equipamentos de proteção individual, vans para o trabalho de policiamento comunitário móvel e motos para reforçar as ações. Isso vai somar às inovações tecnológicas que estamos tendo, a exemplo da utilização dos drones”, comentou.

Segurança na Romaria – A Polícia Militar utilizará 650 policiais, 72 viaturas, uma base de monitoramento móvel com 16 câmeras de longo alcance e os drones na segurança do evento. O plano operacional foi apresentado nessa sexta-feira (27), com a presença dos órgãos estaduais e municipais diretamente envolvidos na segurança e organização da 252ª Romaria de Nossa Senhora da Penha.