João Pessoa 21/07/2018 04:12Hs

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Por falha no sistema, dois mil cartões SUS deixam de ser emitidos em João Pessoa

Problema vem ocorrendo há uma semana e provoca lentidão no processo, diz chefe da seção.

Cartão SUS apresenta problemas em João Pessoa

Aproximadamente 2 mil cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) deixaram de ser emitidos na última semana, em João Pessoa, por conta de uma falha na plataforma utilizada para realizar o cadastro dos usuários, conforme informou, nesta terça-feira (10), Alana Aguiar, chefe da Seção do Cartão SUS na capital.

G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, responsável por gerenciar o sistema, mas até as 16h25 desta teça-feira (10) não havia recebido uma resposta.

Com oito meses de gestação, Ludmilla Santos é uma das pessoas que precisa do serviço. Ela contou que não consegue ser atendida há uma semana nos hospitais de João Pessoa, por ter um cartão SUS emitido no Acre, que precisa ser atualizado na Paraíba.

“Há uma semana eu não faço ultrassom que eu deveria ter feito, eu não consigo atendimento com a médica obstetra na maternidade em que o meu bebê vai nascer e a minha gestação é de alto risco. […] Eles mandaram todo mundo embora na semana passada, a gente voltou e demos de cara com o sistema sem estar funcionando”, comentou.

De acordo com a responsável pela Seção do Cartão SUS, desde a atualização para a nova versão, por volta do dia 19 de junho, os funcionários perceberam que o sistema estava mais lento que o comum. No entanto, o problema se agravou na segunda-feira (2).

“Na maior parte do dia o sistema não fica fora do ar, mas demora muito a responder qualquer inclusão de novo dado ou até mesmo a impressão. Procedimentos que eram feitos em um ou dois minutos demoram até 30 ou 40 minutos”, disse

Cartaz fixado na frente da Seção do Cartão SUS, em João Pessoa, informa sobre impossibilidade de emitir documento (Foto: TV Cabo Branco/Reprodução)Cartaz fixado na frente da Seção do Cartão SUS, em João Pessoa, informa sobre impossibilidade de emitir documento (Foto: TV Cabo Branco/Reprodução)

Cartaz fixado na frente da Seção do Cartão SUS, em João Pessoa, informa sobre impossibilidade de emitir documento (Foto: TV Cabo Branco/Reprodução)

A responsável pela seção ainda explicou que, diariamente, uma média de 300 usuários são atendidos no local, entretanto com a falha no sistema, o fluxo foi prejudicado. “Cada pessoa sai com um ou dois cartões, sejam atualizados, transferidos, ou emissão de primeira via. Então, é uma faixa 400 emissões de cartões por dia”, comentou.

Conforme afirmou Alana Aguiar, o Ministério da Saúde foi informado sobre o problema e comunicou que uma equipe técnica já está trabalhando para solucioná-lo, mas ainda não apresentou uma previsão de quando a situação deve ser normalizada.

Ainda de acordo com a profissional, os usuários que procurarem as unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) devem ser atendidos com ou sem o cartão, desde que morem em João Pessoa, e também devem ter direito à marcação de consultas para atenção especializada e realização de exames específicos.

Para esclarecer dúvidas sobre casos pontuais, os usuários podem ir até a seção do Cartão do SUS em João Pessoa, localizada na Av. Ruy Barbosa, s/n (no antigo lactário da Torre). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

  • G1-PB