João Pessoa 18/06/2018 15:20Hs

Início » Notícias » Prefeitura de Santa Rita regulamenta Comitê Municipal para atuar nas Emergências de Saúde Pública

Prefeitura de Santa Rita regulamenta Comitê Municipal para atuar nas Emergências de Saúde Pública

O comitê, com membros da Secretaria Municipal de Saúde, fará parte do Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública por Inundação

A Prefeitura de Santa Rita regulamentou o Comitê Municipal de Saúde para atuar nas Emergências de Saúde Pública e Gerenciamento de Crises. O grupo, composto com membros da Secretaria Municipal de Saúde, atuará em situações que demandem o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública como epidemiologia e desastres.

 

A iniciativa faz parte do Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública por Inundação, elaborado pela Secretaria de Saúde de Santa Rita, que realizará atividades no intuito de garantir a segurança e o bem-estar da população em casos de desastres naturais, como enchentes.

 

No plano consta quais os efeitos à saúde causados por desastres (inundação) e propõe gestão e identificação das áreas de risco. Além disso, sugere o monitoramento e alerta de catástrofes, permitindo a detecção de eventos que possam evoluir para uma emergência em saúde pública, sendo possível assim a emissão de alertas e a adoção de medidas necessárias para a proteção da saúde da população vulnerável.

 

O comitê será formado por representantes dos setores da Atenção à Saúde, da Assistência, da Especializada, da Vigilância em Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel – SAMU.

 

A equipe realizará ainda palestras educativas sobre Doenças Diarreicas Agudas – DDA, Leptospirose, Hepatite A e Acidentes por Animais Peçonhentos nas áreas previamente identificadas como de risco, buscando a prevenção destas doenças e agravos a saúde; e monitoramento da situação epidemiológica das doenças e outros agravos relacionados às Inundações.

Agência Santa Rita