João Pessoa 25/05/2018 10:28Hs

Início » Notícias » Prefeitura vai reforçar ações para prevenir e combater a exploração sexual

Prefeitura vai reforçar ações para prevenir e combater a exploração sexual

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai reforçar este ano as ações de apoio à campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes, promovida pela Procuradoria Regional do Trabalho na Paraíba – 13ª Região. O compromisso foi garantido nesta terça-feira (9), durante reunião entre o prefeito da Capital, Luciano Agra, e o procurador-chefe do Trabalho, Eduardo Varandas.

Na reunião, Agra reforçou a intenção da administração municipal em garantir o apoio necessário para que a campanha seja divulgada na cidade. “Queremos garantir a efetivação de todas as ações de apoio a esta campanha, que alerta para a questão da exploração sexual de crianças e adolescentes em nossa cidade. Também vamos mostrar que João Pessoa não tolera a prática da exploração sexual no turismo”, reforçou o gestor.

Durante o encontro, ficou definido que o trabalho de parceria entre a PMJP e a Procuradoria será realizado com a participação de várias secretarias de governo. A proposta é divulgar, no maior número possível de áreas da cidade, cartazes e banners que alertem para o problema. As ações devem começar a partir do final de novembro, levando-se em conta o início da chamada alta estação para o turismo.
Segundo Varandas, a intenção é reforçar esse trabalho nos próximos dois anos, com a perspectiva da realização da Copa de Futebol 2014 no Brasil. Outra ideia que deverá ser avaliada é a de estimular a discussão do tema na rede de ensino do município. “A Paraíba ainda tem se mantido imune à forma endêmica da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Será importante ir às escolas e se aproximar desse público, que, muitas vezes, é atraído para esse meio pela oferta de presentes, como roupas e perfumes”, ressaltou o procurador.
Varandas também informou que deverão ser realizadas audiências isoladas com setores específicos, a exemplos de taxistas, guias de turismo e trabalhadores da rede hoteleira.
A audiência contou com as participações da secretária de Comunicação do Município, Marly Lúcio; do secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Jácome; do secretário de Educação, Luiz Júnior; e do assessor da PRT, Lindemberg Leitão.
acsom