João Pessoa 18/06/2018 02:26Hs

Início » Notícias » Semam e PRF flagram descarte irregular de resíduos durante operação

Semam e PRF flagram descarte irregular de resíduos durante operação

Uma operação conjunta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na manhã desta terça-feira (2), um caminhão de uma empresa da construção civil descartando resíduos em um terreno baldio no bairro Altiplano, em João Pessoa. O objetivo da operação é mapear as áreas de descarte irregular e identificar qualquer tipo de degradação ambiental na cidade.

De acordo com o secretário da Semam, Joácio Moraes Júnior, o órgão já identificou aproximadamente 20 pontos de descarte irregular de resíduos, a exemplo de terrenos nos bairros Altiplano, Mangabeira e Bancários, como também na Comunidade do Timbó. “Esses são os pontos principais, por estarem próximos às construções de prédios. Mas também averiguamos locais diferentes”, disse.

A operação segue durante esta semana com a PRF, por helicóptero, mas as fiscalizações terrestres acontecem constantemente. “A Polícia Rodoviária Federal nos cedeu a aeronave para fazermos o mapeamento aéreo, mas nossa equipe de fiscalização circula diariamente”, explicou o secretário.

Encaminhamentos – Segundo o chefe da divisão de fiscalização da Semam, Alisson Cavalcante, o condutor do veículo e a empresa responsável pelo descarte irregular deverão pagar multa pelo delito de despejo de resíduo domiciliar, considerada uma infração grave.

As empresas que são flagradas cometendo este tipo de infração são orientadas a levar os resíduos imediatamente ao Aterro Sanitário Metropolitano, Usina de Beneficiamento da Construção Civil (Usibem) – em Mangabeira – ou usinas de beneficiamento particulares, para reaproveitamento do material.

Denúncias –
O titular da Semam destacou que a população também pode ajudar fazendo denúncias de degradação ambiental. “Um de nossos maiores objetivos é conscientizar as pessoas e as empresas de que existem aterros para depositar esse tipo de material”, disse. Em caso de denúncia sobre resíduos descartados irregularmente, a população pode acionar a equipe de fiscalização da Semam pelo número 3218-9208.

Secom-JP