João Pessoa 27/05/2018 15:52Hs

Início » Notícias » Serra: economia brasileira pode ganhar com a Brexit

Serra: economia brasileira pode ganhar com a Brexit

Ministro das Relações Exteriores alerta, porém, para nacionalismo extremo

serra crescimentoPara José Serra, a saída do Reino Unido da União Europeia, a Brexit – contração de “Britain exit”, literalmente “saída da Grã-Bretanha” – pode ser um bom negócio para a economia do Brasil.

 

Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes, o ministro das Relações Exteriores citou a pecuária e o agronegócio como setores que podem se beneficiar. Segundo ele, é necessário que o país esteja preparado para agir rapidamente a fim de aproveitar oportunidades que apareçam.

 

“Isoladamente, [o Reino Unido] é um grande parceiro comercial. Só para se ter uma ideia, 57% do PIB da região vem do comércio. Nós vamos procurar um entendimento direto com eles nesse sentido”, declarou.

 

Por outro lado, Serra ressaltou que a decisão é negativa do ponto de vista geopolítico.

 

Na avaliação do ministro, seria melhor para o mundo uma União Europeia fortalecida, arrumada e perseguindo objetivos comuns. Ele acredita que a decisão dos britânicos vai alimentar os movimentos nacionalistas dentro da Europa.

 

“No século passado, houve duas guerras mundiais centradas na Europa”, lembrou. “Essa foi a época do nacionalismo europeu. A Europa, o mundo, havia vencido isso; é triste que essa coisa volte agora. O nacionalismo vai pipocar por todo lado agora porque, quando as coisas não vão bem, procura-se um bode expiatório, que é o exterior.”

 

O ministro das Relações Exterior foi entrevistado pelos jornalistas Chico Prado e Luiz Megale no programa Rádio Livre.