João Pessoa 17/08/2018 00:18Hs

Início » Notícias » Sessão discute sobre prevenção e tratamento do câncer de mama na Paraíba

Sessão discute sobre prevenção e tratamento do câncer de mama na Paraíba

Daniela ribeiro tabagismoA Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta quinta-feira (27), para debater sobre o câncer de mama no Estado. A discussão teve como tema: “Problemas e Soluções – Quem Tem Peito Vai”.

A sessão foi proposta pela deputada Daniella Ribeiro (PP) e teve a participação de mastologistas, representantes de ONGs e de mulheres que foram vítimas do câncer.De acordo com Daniella Ribeiro, é importante discutir problemas existentes no rastreamento da doença e no tratamento, em busca de soluções.

“Temos debatido o tema e orientado as mulheres, pois não podemos parar e ficar satisfeitas. Apontamos políticas públicas e debatemos soluções, cumprindo a nossa função na Casa Legislativa”, ressaltou a deputada.

No início da sessão, a mastologista Eulina Helena Ramalho proferiu palestra e mostrou as dificuldades enfrentadas em todas as etapas do câncer de mama.

“As mulheres necessitam ter acesso a informações sobre a doença, pois ainda temos muitos problemas. O Sistema Único de Saúde oferece o tratamento, mas precisa repassar mais informações às vítimas para que elas saibam onde podem se tratar”, disse a médica.

O procurador da República, José Godoy Bezerra de Souza, parabenizou o Poder Legislativo pela dedicação no combate à doença. “Sabemos da necessidade e das dificuldades existentes para lutar contra o câncer, que ainda mata tantas mulheres. Parabenizo a ALPB e me comprometo a continuarmos juntos no enfrentamento da doença”, destacou.

Segundo as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 750 mulheres paraibanas foram ou devem ser diagnosticadas com câncer de mama apenas neste ano. Em João Pessoa são 250. “O diagnóstico precoce é a principal arma no combate à doença”, ressaltou Daniella Ribeiro.

Assessoria