João Pessoa 24/06/2018 22:45Hs

Início » Notícias » Vital chama atenção de gestores com prazos para obtenção de máquinas

Vital chama atenção de gestores com prazos para obtenção de máquinas

Depois de ter viabilizado junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) 42 retroescavadeiras para a Paraíba, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), garantiu que até o final do ano, mais 60 máquinas semelhantes serão entregues a outros municípios paraibanos na segunda etapa do programa do governo federal. Porém alerta os gestores municipais paraibanos com populações de até 50 mil habitantes a se cadastrarem no programa federal que garante a construção e a recuperação de estradas vicinais que vai até a próxima quarta-feira (31). O formulário de cadastramento está disponível no portal (http://sistemas.mda.gov.br/sistemas/index.php).
O senador garantiu que o seu Gabinete em Brasília está atento e acompanhando todo o processo de lançamento do novo Edital e vem, comunicando os prefeitos do benefício. A orientação do senador é que a assessoria técnica do seu gabinete continue fornecendo as informações e orientações aos prefeitos, para garantir o cumprimento de todas as exigências legais necessárias, desde a apresentação de projetos até a assinatura de convênios. “O prazo para cadastro segue até o dia 31 de outubro; entrega de documentação e análise, de 1º a 16 de novembro; deliberação e divulgação das propostas selecionadas em 19 de novembro. Considero que as melhorias dessas vias, que ligam o campo à cidade, viabilizam o escoamento da produção da agricultura familiar. Nós estamos participando de programas junto ao governo federal habilitando os municípios em processos seletivos. E esta é a primeira fase de um projeto que trará benefícios para o campo.”
Cerca de 92% dos municípios, que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo programa, já se inscreveram e vão concorrer aos equipamentos que serão doados pelo governo federal para que as prefeituras construam e recuperem estradas vicinais – importantes para o escoamento da produção da agricultura familiar. A ação prevê a doação de 3.591 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras.
Segundo Vital, os programas como o que destina máquinas agrícolas contribuem para mudar a face de um Brasil Agropecuário que mantém as riquezas nacionais na Balança Comercial. “É bom saber que programas como esse mudam o olhar esquecido do Brasil Rural que mantém o país crescendo”, observou.
Vital destacou as multifunções que uma máquina retroescavadeiras tem nos pequenos municípios, sendo utilizada para fazer barreiro, limpar estrada, e abrir novos caminhos favorecendo a melhoria de estradas vicinais. Segundo o senador, o Brasil Rural precisa que as prefeituras estejam cada vez mais equipadas para que, a perversa migração do homem do campo seja invertida.
Conhecedor da realidade das pequenas prefeituras, Vital disse que hoje os gestores enfrentam sérios problemas com a falta de recursos e, portanto, não tinham cerca de R$ 180 mil para comprar maquina retroescavadeira. “Eu fui procurado por vários prefeitos afirmando que não tinham condições de comprar uma máquina desse porte. Muitos são obrigados a alugar as máquinas”, contou.
Em entrevista a assessoria de comunicação do senador Vital, a Secretária Executiva Desenvolvimento Agrário (MDA) Márcia Quadrado, disse que a entrega de maquinário agrícola visa em primeiro lugar garantir melhores condições para os agricultores familiar permitindo a ales, fazerem o escoamento de sua produção. “Essa ação permite que eles possam aumentar a comercialização e ampliar a sua renda”, afirmou.
A secretária também destacou a ação do senador Vital do Rêgo que enquanto presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO) criou as condições para que o programa fosse inserido no PAC.
ascom