João Pessoa 20/05/2018 19:23Hs

Início » Notícias » Zenóbio Toscano lidera a corrida eleitoral pela Prefeitura de Guarabira

Zenóbio Toscano lidera a corrida eleitoral pela Prefeitura de Guarabira

Faltando cinco dias para as eleições a pesquisa Consult (estimulada), realizada em parceria com o Sistema Correio, coloca o ex-deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB) na liderança pela Prefeitura de Guarabira. Candidato pela coligação ‘Guarabira tem jeito’ (PRB / PP / PDT / PTB / PTN / PPS / DEM / PRTB / PSB / PV / PRP / PSDB / PSD / PT do B), o tucano obteve 51,67% das intenções de voto.

O atual vice-prefeito José Agostinho Souza de Almeida, conhecido como Josa da Padaria (PMDB), registrou 38,13%. Josa, que concorre pela coligação ‘Guarabira da gente’ (PT / PMDB / PSL / PSC / PR / PSDC / PHS / PMN / PTC / PPL / PC do B), conta com o apoio da prefeita Fátima Paulino (PMDB), que encerrará oito anos de mandato em dezembro próximo.

O número de indecisos soma 7,08% e 3,13% responderam que não votarão em nenhum dos candidatos. Josa e Zenóbio conseguiram reunir 25 partidos, dos 30 com registros na Paraíba.

Zenóbio tem como vice José Antônio de Lima, o Zé do Empenho (PRB). O companheiro de chapa de Josa da Padaria é Robson Inácio Soares de Alencar, mais conhecido como Coronel Alencar (PSL).

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 00104/2012 e a pesquisa de campo foi realizada no dia 25 de setembro. A Consult fez 480 entrevistas com eleitores dos sexos masculino e feminino, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos familiares. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiabilidade é de 95%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Zenóbio Toscano mantém a liderança com 49,38%. Josa da Padaria aparece em segundo com 34,17%. Dos eleitores entrevistados, 11,46% disseram estar indecisos com relação a em quem votar e 4,38% responderam nenhum. Outro nome citado na pesquisa é o da deputada estadual Léa Toscano, casada com Zenóbio. Ela foi citada por 0,63%.

Pode mudar

Ao serem perguntados sobre se “A sua intenção de voto para Prefeito de Guarabira, hoje, poderá ou não mudar até a eleição?”, 77,08% responderam que não mudarão. Já 19,79% disseram que podem sim mudar de ideia até o próximo domingo, data das eleições. Outros 3,13% não souberam dizer.

Vai ganhar

Para 50,21% dos eleitores entrevistados na pesquisa Consult/Correio Zenóbio Toscano será o novo prefeito de Guarabira – o tucano já administrou a cidade. Já 31,04% acreditam que Josa da Padaria será o novo gestor do município. Os indecisos somam 18,75%.

Vereadores

Em Guarabira, 107 candidatos concorrem a 15 vagas da Câmara Municipal. A pesquisa Consult/Correio revela que 31,04% ainda não têm candidato na eleição proporcional e outros 3,33% disseram não votar em nenhum.

Em primeiro lugar na pesquisa aparece Lucas Porpino (Democratas) com 7,29%. Ele integra a coligação ‘Guarabira unida’. Em segundo figura Marcelo Bandeira (PSD) com 5,83% e, em terceiro, está Marcus Diogo (PSDB) com 4,79%.

Fonte: Jornal Correio da Paraíba