João Pessoa 27/05/2018 21:48Hs

Início » Paraíba » Aberto período de matrículas na PB

Aberto período de matrículas na PB

Em uma sacola plástica, dentro de uma gaveta do humilde armário, Williams da Silva, 23 anos, já separou todos os documentos do filho de 9 anos, para novamente matriculá-lo na Escola Municipal Cônego Matias Freire, localizada na Torre, em João Pessoa, assim que o período de inscrições for iniciado. O pai revelou que apesar da pouca condição financeira e da vida simples que leva, não descuida dos estudos do filho, pois deseja que, diferente dele que cursou apenas até a 4ª série, o menino possa concluir a trajetória escolar.

“Eu procuro investir na educação dele, imaginando que futuramente ele tenha uma vida melhor do que a minha, já que tenho pouco estudo e por isso não consegui um bom emprego.

Quero que ele tenha conhecimento e uma profissão digna para que seja um homem responsável e trabalhador”, declarou.

Williams da Silva faz parte do grande universo que corresponde ao número de pais que já se preparam para buscar uma escola e matricular os filhos. Segundo dados da Secretaria de Estado de Educação (SEE), as escolas da rede estadual reservam cerca de 460 mil vagas para o próximo ano letivo, sendo 360 mil delas para alunos veteranos e 100 mil para novatos. Já o município, ainda não possui o quantitativo de vagas definidos para o próximo ano, já que o ano letivo de 2012 só será encerrado no próximo dia 21, segundo informações da chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec).

Por outro lado, o presidente do Sindicato das Escolas Particulares da Paraíba (Sinep-PB), Odésio Medeiros, disse que esse setor reserva cerca de 100 mil vagas para o próximo ano, mas 60 mil delas serão destinadas aos alunos veteranos e 40 mil para novatos.

De acordo com a assessoria de comunicação da SEE, os estudantes da rede estadual estão com as vagas para o ano letivo 2013 automaticamente reservadas. Caso pretendam continuar na mesma escola, porém, os pais ou responsáveis devem comparecer às escolas a partir de amanhã até o final deste mês. Os pais deverão preencher um formulário para efetivação da matrícula. Já para o cadastro de alunos calouros o procedimento será realizado no mês de janeiro.

Na rede municipal, os alunos terão a matrícula automaticamente renovada, até o dia 23 de dezembro, devendo ser confirmadas no período de 2 a 31 de janeiro. O mesmo prazo é destinado para a matrícula de alunos egressos de outras unidades estudantis.

Já os Centros de Referência em Educação Infantil (CREIs), estimam que em 2013, cerca de 1.500 vagas sejam preenchidas, embora o número deva aumentar com a municipalização de quatro CREIs do Estado. As matrículas para os novatos será realizada entre 11 deste mês até 7 de janeiro. Já os veteranos tiveram matrícula confirmada entre os dias 19 e 30 do mês passado. Os dados foram repassados pela chefe de gabinete da Sedec, Andreia Sobreira.

Conforme o presidente do Sinep-PB, Odésio Medeiros, a reserva de matrícula para alunos veteranos da rede particular será realizada no período de 15 a 31 deste mês. Já os interessados em ingressar os filhos no ensino particular no Estado deverão comparecer às instituições entre os dias 2 e 25 de janeiro, mesmo período destinado para efetivação de matrículas gerais e retardatárias.

Jp Online