João Pessoa 28/05/2018 05:22Hs

Início » Paraíba » FPM impede antecipação de 13º dos servidores de Campina Grande

FPM impede antecipação de 13º dos servidores de Campina Grande

Prefeitura aponta queda de receita como causa para não pagar 50% do abono este mês

romero ipmA queda no repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) impediu a Prefeitura de Campina Grande, de antecipar para este mês, a primeira parcela do 13º salário do funcionalismo municipal. Foi o que disse ontem, o secretário de Finanças do Município, Joab Pacheco.

Ele alertou o prefeito Romero Rodrigues a respeito das quedas de receita. “Mas quem determina o pagamento é o prefeito”, deixou claro o secretário, adiantando que a queda na cota deste mês do FPM foi de 20,12%. Somada à taxa de inflação essa redução, de acordo com Joab foi de 28%. A Prefeitura campinense, segundo dados da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), recebeu até a sexta-feira, um repasse de R$ 1,25 milhão.

Significante

Na avaliação do secretário Joab Pacheco, o repasse do FPM tem peso significativo na receita de Campina Grande. A principal receita é o ICMS, que no mês de junho, foi igual à de idêntico período de 2014, registrando um crescimento negativo, com a aplicação da taxa de inflação. O ICMS e o FPM representam cerca de 65% da receita da Prefeitura. “Havendo queda significativa nos repasses dos recursos desses tributos, fica difícil manter um calendário de pagamentos e de investimentos”, disse.

Correio da Paraíba.