João Pessoa 22/04/2018 23:28Hs

Início » Paraíba » Igreja detalha percurso dos 14 km da Romaria da Penha

Igreja detalha percurso dos 14 km da Romaria da Penha

romaria da penhaNeste sábado, dia 28 de novembro, vai ser realizada a 252ª Romaria de Nossa Senhora da Penha. O percurso é de quase 14 quilômetros, começando em frente à igreja de Lourdes, no Centro de João Pessoa, e terminando no Santuário da Penha, na Orla da Capital.

Saiba, quilômetro a quilômetro, por onde os romeiros vão passar:

Início: a Romaria começa depois da Bênção de Envio, feita pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, com a participação do organizador geral da Romaria, Pe. Luiz Antônio de Oliveira, às 22h, em frente à igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na Av. João Machado, no Centro da Capital (Obs.: a caminhada começa neste local porque a igreja de Lourdes era a Igreja Matriz da Paróquia da qual o Santuário da Penha fazia parte. Hoje o Santuário pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Altiplano Cabo Branco).

1km: os romeiros seguem pela Av. João Machado. Eles completam 1 quilômetro de percurso quando passam em frente ao Instituto Cândida Vargas.

2km: após a Av. João Machado, os romeiros seguem pela Av. Dom Pedro II e no início da Mata do Buraquinho completam 2 quilômetros de caminhada.

3km: na entrada do Jardim Botânico.

4km: após o viaduto do trevo universitário, na chegada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

5km: quando passam em frente ao Centro de Tecnologia da UFPB, os romeiros completam 5 quilômetros de percurso. Em seguida entram nos Bancários pela principal do bairro: a Avenida Walfredo Macedo Brandão.

6km: Praça da Paz, no bairro dos Bancários.

7km: quando os romeiros passam em frente ao antigo INSS, na principal avenida do bairro dos Bancários, vão estar no meio do percurso.

8km: no Trevo das Mangabeiras.
Lembrando que, neste ano, há uma pequena mudança na área do Trevo das Mangabeiras. Logo após o Centro de Controle de Zoonoses, os trios elétricos, carros de som, e o carro-andor vão dobrar à direita na Rua Paulino dos Santos Coelho (na lateral do Centro de Zoonoses). Mais à frente vão dobrar à esquerda, passando pela Rua Celso de Paiva Leite (atrás da Cehap) e no fim dobram à esquerda, entrando na Avenida Hilton Souto Maior, seguindo pela “contramão” (mas o tráfego vai estar interditado para os carros por causa da Romaria), passando por baixo do viaduto, e indo, normalmente, pelo percurso antigo, até o Santuário da Penha. O motivo da mudança é a impossibilidade de os trios elétricos darem a volta pelo Trevo das Mangabeiras.

9km: em frente ao CNEC, já na Estrada da Penha.

10km: na entrada do Quadramares os romeiros completam 10 quilômetros de caminhada.

11km: na subida para a Penha.

12km: na entrada da Penha.

13km: na rua que leva ao Santuário. A Romaria termina no Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha, na Orla da Capital. Uma Missa Campal vai ser celebrada pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, no campo de futebol que fica ao lado do Santuário. A Missa começa assim que o carro-andor chegar ao Santuário, o que deve acontecer por volta das 4h da madrugada do domingo, dia 29 de novembro.

Obs.: fotos em anexo. Crédito: Assessoria de Imprensa/Comunicação da Arquidiocese da Paraíba. Uso permitido livremente para divulgação.

ClickPB