João Pessoa 23/05/2018 05:23Hs

Início » Paraíba » Pagamento do Abono Natalino beneficia mais de 4 mil pessoas neste sábado

Pagamento do Abono Natalino beneficia mais de 4 mil pessoas neste sábado

Ainda era noite de sexta-feira quando as primeiras pessoas começaram a chegar na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Silvério, na cidade de Itatuba, onde 2.092 pessoas estavam aptas a receber o Abono Natalino, pago há seis anos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH). Outros 2.271 beneficiários das cidades de Assunção e Cacimbas receberam seus benefícios neste sábado.

O Abono Natalino é um Programa de Transferência de Renda implantado pelo Governo da Paraíba desde 2012. O estado é o único a conceder o benefício, que tem por objetivo complementar a renda das famílias em situação de extrema pobreza, beneficiárias do Programa Bolsa Família. O pagamento às famílias é realizado com base em dados do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), referentes a agosto/2017, e beneficiou, neste ano, um total de 506 mil famílias, nos 223 municípios do Estado.

Segundo a gerente da Proteção Social Básica da SEDH, Jaciana Magalhães, “o pagamento do Abono Natalino prossegue no período de 11 a 22 de dezembro, nos demais 185 municípios, através das agências dos Correios. E será realizado obedecendo à terminação do Número de Identificação Social (NIS). Em João Pessoa, o pagamento será realizado no Estádio José Américo de Almeida Filho, ‘Almeidão’. Já em Campina Grande, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No horário das 8h às 17h. Os beneficiários precisam portar documento com foto, CPF e o Cartão do NIS”, afirmou Jaciana.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, “é um momento de muita alegria realizar mais uma edição de pagamento do Abono Natalino. Diante da situação de crise que vive o país, quando muitos Estados não conseguem pagar sequer a folha, a Paraíba, além de manter o pagamento em dia, o governador Ricardo Coutinho dá demonstração de seu compromisso com a execução das políticas socioassistenciais”, afirmou.

“Estamos beneficiando nessa sexta edição, cerca de 506 mil famílias em todo estado com o pagamento do Abono. Um investimento de cerca de R$ 16,1 milhões, recursos próprios do Governo do Estado. O benefício no valor de R$ 32,00, é pago ao responsável familiar, beneficiário do Programa Bolsa Família”, comemora a secretária.

Secom-PB