João Pessoa 19/11/2017 19:32Hs

Início » Paraíba » Racionamento de água em Campina Grande e região muda a partir deste sábado

Racionamento de água em Campina Grande e região muda a partir deste sábado

Mudança no racionamento ocorre após chegada das águas do Rio São Francisco ao Açude de Boqueirão.

A pouca água que ainda existe em Boqueirão (3%) é retirada com uma sistema de captação flutuante (Foto: Artur Lira / G1)

Após a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco, ao açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba anunciou que vai diminuir o racionamento de água para Campina Grande e outras 18 cidades abastecidas. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (20) e entra em vigor a partir deste sábado (22). A estimativa da Cagepa é de que o racionamento acabe no prazo de três, quando o açude sair do volume morto (acima de 8,2%).

Em Campina Grande, o sistema de racionamento vai continuar com a divisão da cidade em zona 1 e zona 2. Na zona 1, o abastecimento vai acontecer das 19 do domingo até o fim da noite da quarta. Já na zona 2, a água começa a chegar no início da madrugada da quinta-feira (2h) e para ao meio dia do domingo. (Veja os bairros que fazem parte das duas zonas no fim da matéria).

Nas cidades de Lago Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça, o abastecimento vai acontecer a cada 15 dias das 13h da quarta-feira até 10h do domingo. Em Lagoa Seca o novo racionamento começa a ser aplicado no dia 27 de abril. Já na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça começa no dia 20 de abril.

No município Pocinhos, o abastecimento começa as 13h da segunda-feira e encerra as 20 da quarta-feira. Ainda em Pocinhos, no Distrito de Arruda, a população vai ter água das 7h da segunda-feira até 7h da terça-feira. O novo modelo será inciado no dia 24 de Abril.

Em Queimadas, o abastecimento começa as 5h da quinta-feira e vai até o meio dia do domingo. Ainda em Queimadas, a comunidade do Distrito Malhada Grande vai ser abastecida das 7h da sexta-feira até meio dia do sábado. Em Barra de Santa, a população terá água das 17h da quinta-feira até 18 da sexta. Já na cidade de Caturité, o abastecimento começa as 5h da segunda-feira até 18 da quarta-feira.

Já na região abastecida pela adutora do Cariri, a cidade de Boqueirão, vai ser atendidas as 5h da terça-feira até 17h da quinta. Em Boa Vista e Soledade a água chega as 5h da terça-feira e vai até o fim da noite da quinta-feira. O novo sistema começa no dia 25 de abril.

As cidades de Cabaceiras, Cubati, Juazeirinho, Olivedos, Pedra Lavrada, Seridó e São Vicente do Seridó vão ser abastecidas as 5h da terça-feira até o fim da noite da sexta-feira. O novo modelo de racionamento começa nessas cidades a partir de 2 de maio.

Ainda de acordo com a Cagepa, por questões topográficas, a água pode demorar mais a chega em algumas localidade mais altas nas cidades. Exceto, Campina Grande, a população das demais cidades atendidas pelo açude de Boqueirão podem buscar mais informações nas escritórios locais da Cagepa.

Morador acompanha chegada das águas do Rio São Francisco no espelho d'água do Açude de Boqueirão, na Paraíba (Foto: Artur Lira/G1)Morador acompanha chegada das águas do Rio São Francisco no espelho d'água do Açude de Boqueirão, na Paraíba (Foto: Artur Lira/G1)

Morador acompanha chegada das águas do Rio São Francisco no espelho d’água do Açude de Boqueirão, na Paraíba (Foto: Artur Lira/G1)

Situação do açude

O açude de Boqueirão tem capacidade para armazenar até 411.686.287 m³ de água. Segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), nesta quinta-feira (20) ele está com apenas 12.033.035 m³, que equivale a 2,9% do volume total.

Desde as 20h da última terça-feira (18), o açude começou a receber as águas da transposição do Rio São Francisco. Antes das águas chegarem, sem chuvas, o açude estava baixando de 2 a 3 centímetros de águas por dia, segundo a Aesa. Nesta quarta-feira (19), o nível foi mantido e nesta quinta-feira (20) começou a aumentar.

Veja a divisão de bairros em Campina Grande:

Zona 1: Acácio Figueiredo, Ana Amélia, Alameda, Atalaia, Araxá, Bodocongó, Catolé, Chico Mendes, Mutirão, Dona Lindí (I, II III e IV), Coteminas, Cruzeiro, Cinza, Colinas do Sol, Distrito de São José da Mata, Dinamérica, Distrito de Santa Terezinha, Distrito dos Mecânicos, Estação Velha, Itararé, Jardim Vitória, João Agripino, Jardim Paulistano, Jardim Borborema, Jardim Verdejante, João Paulo II, José Pinheiro, Lagoa de Dentro, Liberdade, Malvinas, Major Veneziano (I, II, III e IV), Mirante, Sonho Meu, Novo Cruzeiro, Portal Sudoeste, Presidente Médici, Ressurreição, Quarenta, Ramadinha, Sandra Cavalcante, Santa Terezinha, Meu Sonho, Santa Cruz, Santa Rosa, Serrotão, São Januário, Tambor, Três Irmãs, Velame, Vila Cabral de Santa Rosa, Vila Cabral de Santa Terezinha,

Zona 2: Alto Branco, Nações, Belo Monte, Bela Vista, Cidades, Centro, Castelo Branco, Catolé de Zé Ferreira, Cuités, Centenário, Cidade Madura, Catingueira, Conceição, Condomínio Residente Privê, Sierra, Atmosera, Green, Distrito Industrial, Distrito de Galante, Ferraz, Glória, Jenipapo, José Pinheiro (segunda parte), Jardim Continental, Jardim Tavares, Juraci Palhano, Jeremias, Lauritzen, Ligeiro, Lozeiro, Monte Santo, Novo Horizonte, Monte Castelo, Nova Brasília, Palmeira, Prata, Quarenta (segunda parte), Residencial Nezinha Cunha Lima, Bonald Filho, São José Pedregal, Sítio Antes, Sítio Guabiraba, Sítio Marinho, Universitário e Conjunto dos Professores.

G1-PB