João Pessoa 26/05/2018 02:09Hs

Início » Paraíba » Wilson Filho propõe novo Ensino Médio com menos ‘decoreba’ e mais estudo por áreas de interesse: ‘É um dos gargalos da educação’

Wilson Filho propõe novo Ensino Médio com menos ‘decoreba’ e mais estudo por áreas de interesse: ‘É um dos gargalos da educação’

wilson ffO deputado federal, Wilson Filho (PTB), criticou o sistema de ensino médio brasileiro afirmando que os alunos apenas fazem decoreba para passar no vestibular e propõe um novo sistema que se molde aos anseios dos alunos e que ele possa se dedicar a áreas de conhecimento e não mais regras de disciplinas.

“O sistema de três anos é falido e ultrapassado. O estudante não tem interesse de estudar e o professor não tem mais interesse de ensinar, por mais que tenha amor a profissão, não é bem remunerado, valorizado, nem bem tratado e criamos uma regra nova”, diz.

Wilson Filho afirmou que o maior gargalo do Brasil é a Educação e o maior gargalo da Educação é o Ensino Médio. “São três anos para preparar o sistema de decoreba para o vestibular”, critica. No novo ensino médio que o deputado está propondo, o aluno poderá escolher a ênfase que ele mais gosta e no ensino médio, o sistema se molda para que ele possa se dedicar um pouco mais.Além do novo sistema de áreas de ensino, o parlamantar também destacou que deve haver também uma ampliação no sistema de línguas, que além do inglês e espanhol também haverá a possibilidade do ensino de uma terceira língua e também do ensino profissionalizante.“Fui escolhido o relator, porque –na brincadeira que os outros deputados fazem – sou o que a menos tempo saí do ensino médio na Câmara. Foi feito o relatório e agora há pouco aconteceu no debate presidencial que virou nacional. Podemos aprovar o relatório que conta com várias mudanças importantes”, conta.

Marília Domingues