João Pessoa 17/08/2018 10:58Hs

Início » Policial » Policiamento na Orla reduz ocorrências em 30%; reforço conta com 115 PMs até o Carnaval

Policiamento na Orla reduz ocorrências em 30%; reforço conta com 115 PMs até o Carnaval

1324391164071-ceaturA Companhia Especializada de Apoio ao Turista (Ceatur), localizada na Avenida dos Navegantes, 100, em Tambaú, na Capital, reforçou o policiamento na orla marítima como forma de proporcionar mais segurança aos banhistas e comerciantes. De acordo com o comandante da Companhia, Capitão Onierbeth Elias estão sendo utilizados cerca de 115 policiais que estão fazendo o policiamento até a Praia de Jacaré no Litoral Norte e até a praia de Tambaba, no Litoral Sul.

Para o réveillon, segundo o comandante, serão cerca de trezentos policiais que realizarão um policiamento ostensivo. “É bom deixar claro que esse reforço não vai afetar em nada o policiamento nos bairros”, destacou o capitão. Ele lembrou que essa operação vem acontecendo desde o dia 12 de dezembro, faz parte da operação Boas Festas e que esse trabalho só vai terminar depois do Carnaval.

Onierbeth Elias explicou que o alvo dessa operação da Ceatur e a garantir a segurança dos banhistas e dos estabelecimentos comerciais já que nesse período os restaurantes registram um grande número de clientes, principalmente de turistas. A operação também vai se estender a pontos turísticos da Capital, a exemplo do Farol do Cabo Branco, do Largo de São Francisco.

O capitão explicou que até agora já houve uma redução de cerca de 30% relação às ocorrências registradas no mesmo período do ano passado. O capitão afirmou que a maioria das ocorrências registradas nesse período é com relação aos furtos na orla, principalmente quando as pessoas deixam os pertences na areia sem o cuidado de ninguém e aí acontecem os furtos.

“Nossa missão é suplementar o policiamento ordinário em locais de interesse turístico, bem como o encaminhamento de ocorrências envolvendo turistas estrangeiros”, explica.

Os integrantes da Ceatur são identificados pelo uniforme distinto daquele utilizado pela Polícia Militar. Todos possuem um braçal do lado esquerdo com a inscrição “Tourist Police”, em cor azul (internacionalmente reconhecida como a cor do turismo).

 Treinamento – Para trabalhar com ocorrências relacionadas ao turismo, os policiais da companhia receberam treinamento da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), visando a qualidade no atendimento, estudos sobre História e Geografia da Paraíba, e direito do consumidor. Um dos diferenciais é que 15% do efetivo lotado na Ceatur é fluente em alguma língua estrangeira.
Segundo a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, durante o treinamento foi mostrada aos policiais a importância do setor turístico para a economia, além de quais são os atrativos da Paraíba e onde eles se localizam, a fim de cada policial seja um agente multiplicador das potencialidades turísticas do Estado.

Paulo Cosme