João Pessoa 17/07/2018 04:05Hs

Início » Policial » Ponte rompe com água das chuvas em Camalaú, na PB

Ponte rompe com água das chuvas em Camalaú, na PB

Reservatório teve parede quebrada para agilizar chegada das águas do Rio São Francisco.

Ponte rompe em Camalaú, PB (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

A ponte da estrada que liga a cidade de Camalaú à BR-412, no Cariri da Paraíba, rompeu com a força das águas que saíram da barragem devido às chuvas do fim de semana. O trecho da estrada rompeu por volta do meio dia desta segunda-feira (9), e o reparo foi concluído nesta terça-feira (10), permitindo o trânsito dos moradores normalmente.

O reservatório teve a parede quebrada no ano passado, durante uma obra para agilizar a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco. Segundo os engenheiros responsáveis pela obra, a abertura foi feita para uma vazão de 9,5 metros cúbicos de água por segundo, mas com a chuva, essa vazão foi dez vezes maior. Em um dos trechos da obra, a lâmina d’água ficou cinco metros acima do normal.

A empresa executora das obras fez o reparo da estrada, instalou manilhas para facilitar a passagem da água e adiantou que chuvas podem atrasar o cronograma de reconstrução da parede e construção da comporta da barragem.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o açude de Camalaú está com 26% da capacidade total. Os moradores de Camalaú comemoram a chuva, mas temem um novo rompimento. A água que sai do reservatório segue o curso do Rio Paraíba até chegar a barragem de Boqueirão.

Moradores estão preocupados com ponte que rompeu em Camalaú

Moradores estão preocupados com ponte que rompeu em Camalaú

G1-PB