João Pessoa 20/07/2018 12:15Hs

Início » Política » Cabedelo e João Pessoa lideram ranking de prefeituras que contratam mais do que comportam

Cabedelo e João Pessoa lideram ranking de prefeituras que contratam mais do que comportam

Ferramenta monitora metro quadrado por funcionário nos prédios das prefeituras da Paraíba; confira ranking

O espaço de atuação pode influenciar diretamente no resultado final de suas atividades trabalhistas. O funcionalismo público é um dos maiores contratantes em diversas cidades do país. Em 2014, haviam cerca de 11,1 milhões de funcionários públicos no Brasil, sendo a grande maioria pertencente as prefeituras – pouco mais de 6 milhões de funcionários.

Sistema permite ao eleitor fiscalizar atuação de vereadores de João Pessoa; aprenda a usar o SAPL

Pensando nessas duas frentes, uma ferramenta resolveu monitorar o metro quadrado por funcionário nas prefeituras da Paraíba. Com isso, responderiam a questão: “Quanto cada funcionário teria de espaço para trabalhar?”. A ferramenta intitulada Enquadrados, foi desenvolvida no evento “Hackfest contra a corrupção”, do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

A cidade de Cabedelo lidera o ranking, e tem 1,60 metro quadrado por funcionário. Já João Pessoa, a segunda colocada, tem 1,61 metro quadrado por funcionário. Completam o top 5, Coxixola (2,85m²), Santa Rita (3,17m²) e Parari (4m²). Em resumo, é como se a prefeitura contrata-se mais do que pudesse comportar dentro de seu prédio administrativo.

Segundo os desenvolvedores da ferramenta, “as áreas de superfície das Câmaras Municipais foram calculadas através do Google Earth e consideram todo espaço interno dos prédios”.

Blog do Gordinho