João Pessoa 25/06/2018 14:15Hs

Início » Política » Crítica: Batinga afirma que faltou discussão sobre mobilidade urbana no encontro dos governadores

Crítica: Batinga afirma que faltou discussão sobre mobilidade urbana no encontro dos governadores

batinga mobilidadeO deputado Carlos Batinga (PSC) declarou, nesta quarta-feira (10), que faltou a inclusão de políticas de mobilidade urbana para as cidades nordestinas na Carta da Paraíba, elaborada pelos governadores eleitos do Nordeste, que participaram de encontro ocorrido ontem no Centro de Convenções de João Pessoa (PB).

“Acho que faltou um item relativo ao melhor funcionamento das cidades, com ênfase na mobilidade urbana, pois juntamente com saúde e segurança são apontados como os maiores problemas enfrentados pela população. O país já é eminentemente urbano, com 85% das pessoas vivendo nas cidades, logo o desenvolvimento econômico e uma melhor qualidade de vida dependem do deslocamento das pessoas, bens e serviços. Assim mobilidade urbana não é um problema do município e sim das três esferas de governo”, afirmou.

Na carta, os governadores Ricardo Coutinho (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Renan Filho (Alagoas), Rui Costa (Bahia), Flavio Dino (Maranhão), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Wellington Dias (Piauí) e Camilo Santana (Ceará) e o vice-governador eleito de Sergipe, Belivaldo Chagas, definiram 15 pontos prioritários como pauta da região a ser apresentada a presidente Dilma Rousseff como necessária para o desenvolvimento do Nordeste. No entanto, o item mobilidade, defendido por Batinga, não foi discutido.

Entre as prioridades elencadas pelos governadores estão: novo fundo para financiar a saúde pública, a efetivação da Lei dos Royalties do Petróleo, participação da União na segurança pública, um programa de combate ao crack, melhoria nas rodovias, linha de financiamentos para os estados, o fortalecimento do ensino básico, reforma política e desoneração do PIS e CONFINS sobre o faturamento das companhias estaduais de Saneamento básico.

Além de deputado, Batinga é engenheiro civil e membro do Conselho Gestor da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP). O deputado é considerado uma referência mundial na área de mobilidade urbana. Ele foi secretário de transportes das cidades de Salvador (BA), Natal (RN) e João Pessoa (PB); elaborou vários planos diretores de diversas cidades, a exemplo Pretólia e Cidade do Cabo na África do Sul para a Copa do Mundo de 2010; e trabalhou na ONU, prestando consultoria na área de transportes.

Redação com Assessoria