João Pessoa 26/05/2018 06:27Hs

Início » Política » Jornal analisa intenção de nove vereadores que almejam cadeiras na ALPB

Jornal analisa intenção de nove vereadores que almejam cadeiras na ALPB

MQMNGMP-1O ano político de 2013 terá início em janeiro com pelo menos nove vereadores da cidade de João Pessoa tomando conta do noticiário como pré-candidatos a deputado estadual: Raíssa Lacerda (PSD), Elisa Virgínia (PSDB), Zezinho do Botafogo (PSB), Durval Ferreira (PP), João dos Santos (PR), Fernando Milanez (PMDB), Raoni Mendes (PDT), Bruno Farias (PPS) e Ubiratan Pereira, conhecido como Bira (PSB).

A Câmara Municipal de João Pessoa tem tradição na eleição de vereadores para o Poder Legislativo Estadual. Deputados estaduais como Trócolli Júnior (PMDB), João Gonçalves (PSDB), Hervázio Bezerra (PSDB), Luciano Cartaxo (PT), Edmilson Soares (PEN), Domiciano Cabral (DEM) e  o federal Ruy Carneiro (PSDB) iniciaram suas atividades parlamentares passando pela Câmara de João Pessoa.
Além do mais, Luciano Cartaxo foi vice-governador da Paraíba e será prefeito de João Pessoa a partir do dia 1º de janeiro. Fora ele, quem também começou como vereador em João Pessoa, foi duas vezes prefeito da cidade e se elegeu governador foi Ricardo Coutinho (PSB), que caminha para a disputa da reeleição e pode ser candidato a senador nas eleições gerais de 2018.
O vereador Durval Ferreira (PP) é presidente da Câmara Municipal de João Pessoa há quatro anos e vai iniciar 2013 em mais um mandato de dois anos no cargo, conforme acordo celebrado entre os próprios vereadores, com apoio do prefeito diplomado, Luciano Cartaxo.
Nas eleições municipais de outubro deste ano, o nome de Durval Ferreira figurou entre os pretensos candidatos a vice-prefeito de um dos três principais candidatos a prefeito pela oposição: Luciano Cartaxo (PT), José Maranhão (PMDB) e Cícero Lucena (PSDB).
Como o PT tinha feito uma composição com o PP no âmbito da Assembleia Legislativa, meses antes das definições das candidaturas, seria provável que Durval figurasse como vice de Luciano Cartaxo. Mas houve uma costura de última hora que envolveu o PPS, partido que ganhou a vaga de vice, com o jornalista e ex-secretário de Comunicação do Estado, Nonato Bandeira. Durval disputou a reeleição para vereador e foi um dos mais bem votados.
Neste contexto, seu nome volta a figurar entre possíveis candidatos a deputado estadual. Até porque, ele é filiado a um partido comandado pela família do ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades). Além do mais, Durval é presidente o PP em João Pessoa, e, nos meios políticos, seu nome aparece como reforço ao partido nas eleições parlamentares de 2014. Por enquanto, ele se mantém calado. Ainda não decidiu o que fazer. Tudo vai depender de conversas e acertos com o ministro Aguinaldo Ribeiro, com o presidente estadual do partido, Enivaldo Ribeiro (pai do ministro), e com a deputada estadual Daniella Ribeiro (irmã do ministro).
Raíssa herdará redutos de Zé Lacerda
Filha do ex-deputado estadual Zé Lacerda Neto, a vereadora Raíssa Lacerda (PSD) também colocará seu nome para avaliação do eleitorado da Capital. Raíssa entrará na disputa com uma vantagem em relação aos demais possíveis candidatos. Além do reduto que ela mesmo criou em João Pessoa, a vereadora do PSD herdará redutos do seu pai no interior do Estado.
Raíssa é prima do prefeito de São José de Piranhas, Joaquim Lacerda Neto, que é filho do ex-prefeito Neto Lacerda, este sobrinho de José Lacerda e também primo da vereadora pessoense.
O pai de Raíssa foi deputado estadual por mais de 40 anos e deixou de disputar eleições parlamentares desde que foi eleito vice-governador em 2006, na chapa encabeçada por Cássio Cunha Lima, hoje senador. Mesmo fora das disputas, Zé Lacerda exerce influência em alguns municípios do Alto Sertão paraibano.
Raíssa fará, em 2013 e 2014 um mandato propositivo em João Pessoa, já que foi eleita para isso. Mas também terá uma atuação voltada para o interior do Estado. Deve conciliar atividades na Capital e no interior, principalmente nos municípios onde seu pai sempre foi votado, a partir de São José de Piranhas e Bonito de Santa Fé.
O vereador Ubiratan Pereira (PSB) disse que está no seu projeto político a disputa por uma vaga de deputado estadual no pleito de 2014. “Não é uma ideia finalizada, mas é um pensamento. Provavelmente, nos primeiros meses de 2013, terei uma decisão sobre o assunto”, afirmou Bira, que é um dos vereadores mais atuantes da Câmara Municipal de João Pessoa.
Elisa
A vereadora Elisa Virgínia assumiu a coordenação do PSDB Mulher de João Pessoa e pretende desenvolver um trabalho de incentivos às candidaturas femininas à Assembleia Legislativa da Paraíba em 2014. Ela disse que também pretende ser candidata a deputada estadual e que colocará seu nome para avaliação do eleitorado em 2014.
“Pretendo ultrapassar as divisas de João Pessoa. A partir de 2013, não vou me limitar à Capital”, disse Elisa, acrescentando que, na condição de coordenadora do PSDB Mulher, vai propor reuniões e planejamento de atividades políticas.
“Nunca se planeja derrota, mas a derrota é fruto do mal planejamento das atividades”, comentou a vereadora, para quem tudo precisa ser planejado. “A política é como um jogo de xadrez. É preciso planejar, reunir, sentar, definir metas, distribuir responsabilidades e fazer cobranças”, declarou Elisa Virgínia, que é filha do ex-deputado Nivaldo Manoel, que não deve disputar o retorno à Assembleia para apoiá-la.
Tavinho Santos também está no páreo
Suplente de senador, o vereador Tavinho Santos foi candidato a vice-prefeito de José Maranhão (PMDB) nas últimas eleições municipais.
Como não obteve êxito, Tavinho ficará fora da Câmara de João Pessoa a partir de janeiro. Pode ocupar um cargo na administração municipais, tendo em vista que o seu partido, o PTB apoiou a candidatura de Luciano Cartaxo no segundo turno.
Tavinho Santos também figura na lista dos possíveis candidatos a deputado estadual nas eleições de 2014. Presidente do Diretório Municipal do PTB de João Pessoa, ele tem carta-branca do presidente do Diretório Estadual, Armando Abílio, para pleitear a vaga.
Correio da Paraíba