João Pessoa 20/08/2018 11:20Hs

Início » Política » Parlamentar pega carona na mídia, adota estilo ‘Celso Russomano’ e tenta se fidelizar defensor dos pobres

Parlamentar pega carona na mídia, adota estilo ‘Celso Russomano’ e tenta se fidelizar defensor dos pobres

rene2Uma verdadeira vitrine eleitoral, a televisão é cada dia mais utilizada como marketing pessoal, principalmente para o meio político. Na Paraíba, um dos que já se beneficiou dessa ferramenta foi o apresentador de TV Jota Júnior, que emplacou por duas vezes consecutivas o mandato no executivo municipal.

Agora, adotando o caminho inverso, aparece o vereador de João Pessoa Helton Renê (PP), que só após emplacar o mandato decidiu mergulhar no meio televisivo à moda ‘Celso Russomano’ de massificar e vincular sua imagem a um rótulo – o de Defensor do Direito do Consumidor, ou dos pobres e oprimidos.

Adotando a máxima de que ‘nada se cria, tudo se copia’, Renê, que é vereador de primeiro mandato, criou o quadro RECLAME AQUI, que é inserido dentro do programa Manhã da Gente, na TV Arapuan e aproveita a exposição na mídia para se firmar como o novo defensor do direito do povo.

A nova ‘ferramenta’ de publicidade pessoal ainda é mais acessível ao parlamentar porque ele indicou umfamiliar para trabalhar no Procon, o que acaba facilitando a resolução de alguns problemas que seriam de difícil acesso a um cidadão comum que não tem parentes nomeados em um órgão público.

No programa veiculado nesta quinta-feira (04), o ‘vereador – repórter’ fez uma matéria externa para se aproximar mais ainda do povo. Se intitulando como o homem do direito do consumidor na Capital, Renê tentou solucionar o problema de uma consumidora que estava enfrentando dificuldades para realizar a troca de um berço.

Com o seguinte rodapé na tela: “Consumidor pede ajuda para resolver problema de berço”, Renê diagnosticou um vicio no produto e tentou contactar via telefone a gerente de uma loja dizendo que queria parceria com comércio.

No momento da matéria, o vereador sequer retirou o broche parlamentar, que geralmente é usado apenas em solenidades e em sessões legislativas. Ainda se não bastasse a matéria, Renê aproveita o espaço e participa ao vivo do programa para tirar dúvidas dos telespectadores, massificando ainda mais sua imagem de defensor dos Direitos do Consumidor junto ao público.

POLÊMICO

Essa não é a primeira vez que Renê ganha a mídia por adotar estilos mais ousados. Logo que assumiu o mandato o parlamentar foi comparado ao ex-deptuado Clodovil, por ter remodelado, por sua conta própria todo o seu gabinete, prática adotata também por ‘Clô’ à época em que assumiu pela primeira vez o mandato federal.

Se a postura e a nova função renderá dividendos políticos ao parlamentar, isso só será sabido em 2016, quando a Capital novamente passará por um processo de eleição municipal.

Henrique Lima/ Márcia Dias