João Pessoa 18/06/2018 15:31Hs

Início » Política » Presidente do PT condiciona aliança com o PSDB ao aval da executiva nacional

Presidente do PT condiciona aliança com o PSDB ao aval da executiva nacional

O presidente do PT na Paraíba, Charliton Machado, não descartou aliança com o PSDB em João Pessoa e outros municípios desde que a Executiva Nacional da legenda avalie e dê aval para futuras parcerias com os tucanos. Na manhã de hoje, Charliton avaliou como positiva a reunião com os diretorianos, na noite dessa quinta, mas […]

IMG_20150627_151229444O presidente do PT na Paraíba, Charliton Machado, não descartou aliança com o PSDB em João Pessoa e outros municípios desde que a Executiva Nacional da legenda avalie e dê aval para futuras parcerias com os tucanos. Na manhã de hoje, Charliton avaliou como positiva a reunião com os diretorianos, na noite dessa quinta, mas disse que o debate sobre futuros partidos aliados ficará para 2016.

“É muito claro que temos uma orientação, nós não fazemos aliança nem com o PSDB e DEM, também não fazíamos com o PPS. Para fazermos uma aliança em João Pessoa, em 2012, nós tivemos que submeter a votação e deliberação da executiva nacional, isso poderá se repetir em João Pessoa ou em qualquer cidade que o diretório quiser fazer aliança fora do arco”, ponderou o presidente.

Contudo, Charliton afirmou não haver uma discussão oficial na instância partidária sobre aproximação com o PSDB. “Não há debate na instância municipal. O que há são declarações isoladas. Não focamos nisso porque achamos muito cedo, nossa preocupação principal é mobilizar as lideranças organizar os partidos e depois partir para uma política de alianças”, considerou.

O presidente disse que o objetivo principal é fortalecer os diretórios municipais do PT e revelou agenda em toda por toda a Paraíba. O principal assunto da reunião foi organizar as próximas ações do partido. “Discussão sobre nossa a gente que começa em 18 de julho e termina em setembro. Vamos fazer uma verdadeira caravana partidária em toda Paraíba para fortalecer e preparar as instâncias municipais, discutir política de alianças, políticas de candidaturas a vereador e prefeito preliminares, orientação partidária organizativa, finanças, mudar o paradigma do financiamento de campanha, vamos começar a mudar desde já, esses foram alguns dos assuntos”, revelou.

Charliton recordou a decisão sobre políticas de alianças dadas no 4ª Congresso Nacional do PT e disse que as determinações devem ser consideradas na hora de fechar alianças com outras legendas. Porém, ele lembrou que a condução do partido para as eleições em João Pessoa será feita por Lucélio Cartaxo. “Aqui em João Pessoa será Lucélio quem vai conduzir o processo eleitoral e o debate sobre as políticas de alianças será feito depois da caravana e dos fortalecimentos de todos os diretórios. Não existe ainda uma discussão que inclua partidos fora do arco, mas quando chegar, partindo de qualquer diretório, terá que passar pela avaliação da nacional”, arrematou.

Blog do Gordinho