João Pessoa 24/04/2018 14:07Hs

Início » Política » Projeto de Rômulo Gouveia protege idoso de golpe financeiro

Projeto de Rômulo Gouveia protege idoso de golpe financeiro

rômulo projetoO deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) apresentou o Projeto de Lei 3113/15 que proíbe a contratação de empréstimo pessoal em terminal bancário de autoatendimento por pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A iniciativa pretende proteger idosos de golpes financeiros.

Com a medida, os idosos não ficarão proibidos de fazer empréstimos, mas terão que selar contrato em um atendimento pessoal e não eletrônico. “Acredito que o atendimento pessoal e exclusivo ao consumidor idoso é imprescindível para lhes proporcionar mais conforto e segurança, evitando a perpetuação desses crimes e a contração de empréstimos por erro. A proposição não visa proibir que idosos contratem empréstimos, antes, pretende apenas que, no momento da contratação, o idoso tenha um atendimento personalizado e adequado para lhe solver dúvidas e explicitar as obrigações em que incorre”, esclareceu Gouveia.

Rômulo destacou que diariamente pessoas com mais de 60 anos são vítimas de golpes financeiros. “Muitos terminais de autoatendimento oferecem empréstimos, bastando apenas um ‘clique’ para a celebração do negócio. Essa facilidade de acesso a montantes vultosos de dinheiro, associados a vulnerabilidade frente a fraudes, faz com que se multipliquem os casos de idosos com nomes inscritos em sistemas de proteção ao crédito e sem recursos para prover sua própria subsistência”.

De acordo com o deputado, o projeto quer  zelar pelas operações bancárias realizadas por idosos, de modo a garantir que seja oferecido um serviço seguro e com o devido respeito ao direito de informação.

ClickPB