João Pessoa 26/09/2018 08:25Hs

Início » Notícias » Promotor defende aumento de medidas sócio-educativas: ‘sou totalmente contra a redução da maioridade penal’

Promotor defende aumento de medidas sócio-educativas: ‘sou totalmente contra a redução da maioridade penal’

Marinho MendesO promotor da Infância e Juventude, Marinho Mendes, afirmou nesta segunda-feira (24) que é contra a redução da maioridade penal, por outro lado, defendeu o aumento de medidas sócio-educativas para menores infratores. O promotor concedeu entrevista para o Sistema Arapuan de Comunicação.

Com o recente assassinato de uma adolescente de 14 anos dentro de uma escola, morta por outro adolescente, o debate sobre a redução da maioridade penal foi reacendido. O promotor afirmou que a redução não seria a solução do problema. “Sou totalmente contra a redução da maioridade penal. Se reduzir para 16, o tráfico vai recrutar os meninos de 14, de 12 e aí nós teríamos presídios cheios de adolescentes”, disse.

Marinho apontou que uma forma mais viável de combater a criminalização da adolescência seria aumentar o tempo que deve ser cumprida uma medida sócio-educativa. Da forma que é hoje, um adolescente cumpre no máximo 3 anos de pena, independente do crime cometido. “Pode aumentar para 10 ou 20 anos essa pena, e quando o adolescente atinge a maior idade, que a pena seja cumprida até o fim, sem soltar”, colocou.

Sobre o adolescente de 15 anos que matou uma menina dentro de uma escola na última sexta-feira, o promotor não vê como um caso que pode recuperar. “Cada caso é um caso. Nessa situação, eu acho que não, porque o menino tem uma cultura, formação de violência”, colocou.

Pedro Callado