João Pessoa 21/06/2018 17:41Hs

Início » Saúde » Consumo moderado de álcool pode causar arritmia cardíaca

Consumo moderado de álcool pode causar arritmia cardíaca

Consumir bebidas alcoólicas, mesmo que moderadamente, pode aumentar a chance de pessoas com problemas cardíacos ou diabetes apresentarem fibrilação atrial, uma espécie de arritmia cardíaca. O estudo foi publicado no Canadian Medical Association Journal.“O consumo de álcool moderado aumenta a incidência de fibrilação atrial entre as pessoas com 55 anos ou mais com doença cardiovascular ou diabetes”, relata Koon Teo, co-autor da pesquisa, da Universidade de McMaster, no Canadá. “O efeito da bebedeira sobre o risco de fibrilação atrial foi semelhante ao risco de beber exageradamente todos os dias”.Durante o período de acompanhamento para a pesquisa – de 2001 a 2004, foram diagnosticados 2.093 novos casos de fibrilação atrial. Estabeleceu-se que no grupo de baixo consumo, a taxa de arritmia cardíaca era de 14,5 a cada mil pessoas, no consumo moderado, a incidência subiu para 17,3 e no grupo de alta ingestão, quase 21 indivíduos apresentavam o problema a cada mil pessoas.

O estudo contradiz a teoria de que o consumo moderado de álcool seja benéfico para a saúde. Até mesmo pessoas saudáveis tem seu estado de saúde influenciado pela bebida e o consumo dela pode aumentar as chances do indivíduo apresentar mudanças nos batimentos cardíacos.

O estudo foi feito com 30 mil indivíduos de 40 países com idade superior a 55 anos, que possuíam histórico de doença cardiovascular ou quadro de diabetes avançado.  A idade média dos participantes foi de 66,4 anos e 30% dos pesquisados eram mulheres. Dos participantes, 61,7% consumiam até uma dose por semana, 36,6% bebiam moderadamente e 1,7% dos entrevistados consumiam mais de dois drinques por dia para as mulheres e mais de três para os homens.

Fonte: Portal Terra