João Pessoa 19/08/2018 19:19Hs

Início » Notícias do Trânsito » Semob define plano para a Romaria da Penha

Semob define plano para a Romaria da Penha

romaria da penhaA Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) definiu um plano de mobilidade para garantir a segurança e ordenamento do trânsito durante a Romaria de Nossa Senhora da Penha, que terá início às 22h do próximo  sábado (28). A ação contará com o trabalho de 90 agentes de mobilidade.

A Semob ressalta que neste ano, o percurso sofrerá uma pequena alteração. Na avenida principal do bairro dos Bancários, após o Centro de Zoonoses, trios elétricos e demais veículos de grande porte vão seguir à direita, na Rua Paulino dos Santos Coelho, continuarão pela Rua Celso de Paiva Leite (por trás da Cehap) e à esquerda, terão acesso a Avenida Hilton Souto Maior, continuando o trajeto no sentido Centro/bairro.

Já os romeiros, passarão por trás da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social até acessar a Av. Hilton Souto Maior. A Superintendência informa ainda, que o Trevo das Mangabeiras e seu entorno estará com os acessos bloqueados, ou seja, sem fluxo tanto de veículos quanto de pedestres.

Operacionalidade – O efetivo da Semob vai iniciar a operação às 16h do sábado (28) com o bloqueio de vias no Centro de João Pessoa. O plano se estende até o domingo (29) quando o evento religioso será concluído no Santuário da Penha. Um trecho da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Rodrigues de Aquino, será interditado na tarde do sábado para a concentração dos fiéis e organização da saída da procissão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes.

Os pontos de isolamento na concentração serão estendidos de acordo com o aumento do número de fiéis, devendo o fluxo da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Tabajaras (Praça Castro Pinto) ser interditado a partir das 20h.

Após o bloqueio do cruzamento entre a Avenida João Machado e a Avenida Tabajaras, os veículos que vêm da Vasco da Gama em direção ao Centro deverão seguir pelas ruas Capitão José Pessoa, Rodrigues de Aquino, Irineu Joffiliy, Rodrigues Chaves e Nina Lima até a cidade baixa ou em frente, indo à Praça Venâncio Neiva.

Os veículos que saem do Centro com destino à Avenida Cruz das Armas, após o fechamento do cruzamento na Diogo Velho com João Machado, deverão seguir pela Rua Desembargador José Peregrino, cruzar a Rodrigues de Aquino, indo até a Nina Lima e retornando para a Avenida das Trincheiras.

Na Penha – Na área do Santuário, já a partir das 7h do sábado, será feito o isolamento total do seu entorno. Apenas os veículos dos moradores que estiverem portando o adesivo “Trânsito livre” fornecido pela Semob-JP poderão circular no local. A medida tem por objetivo evitar que veículos estacionem na área do Santuário que será reservada para a movimentação dos fiéis.

Saída do cortejo – Com o início do deslocamento dos fiéis, previsto para 22h, os agentes de mobilidade serão remanejados para os outros pontos, mais à frente do cortejo, efetuando os bloqueios e os desvios necessários para a segurança dos pedestres.
 
Monitoramento – O trajeto da Romaria será monitorado também com o auxílio das câmeras na sede da Semob. Os equipamentos no entorno da procissão estão instalados nos seguintes pontos: cruzamento da Avenida João Machado com Vasco da Gama (Centro); Pedro II com Rui Barbosa; Pedro II em frente ao Ibama; CCHLA com Pedro II (Via Expressa Padre Zé); José Alexandre Lira com João Rodrigues Alves/ Sérgio Guerra com Rosa Lima dos Santos (Bancários); entrada de Mangabeira e Hilton Souto Maior com PB 008 (antigo Posto Federal).

As demais câmeras da Semob também auxiliarão a gestão do tráfego, permitindo uma ampla visão da cidade, pois com as interdições por conta da Romaria, outros pontos passam a ter maior movimentação de veículos.

Além dos agentes de mobilidade, policiais militares também estarão no setor de Controle de Tráfego por Área da Semob, utilizando as câmeras para acompanhar a movimentação da Romaria e monitorar a segurança.

Táxi – Para garantir o retorno dos fiéis que pretendem utilizar o serviço de táxi após o encerramento da Romaria, haverá um ponto de embarque de passageiros na PB-008, ao lado do estacionamento dos ônibus.
 
Ônibus – A Semob também montou um plano especial para atender os usuários do transporte coletivo durante a Romaria da Penha. Serão colocados 100 ônibus extras da empresa Transnacional e 35 da Marcos da Silva, que circularão por toda a região de Mangabeira e pela Avenida Epitácio Pessoa até o Terminal de Integração do Varadouro (TIV), partindo da Penha. Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, próximos do antigo posto de combustíveis “Federal”.

As linhas do Tetéu estarão operando normalmente durante toda a madrugada do domingo (29). A exemplo do ano passado, a Semob vai disponibilizar a partir do TIV, entre 4h30 e 5h30 do domingo, mais 40 viagens extras das linhas 102-Costa e Silva; 104-Bairro das Indústrias; 105-Cidade dos Funcionários; 109-Rua do Rio; 114-Grotão; 116 e 5201-Colinas do Sul; 118-Valentina/Paratibe; 7120-Parque do Sol; 7118-Muçumago; 701-Acesso Oeste; 504-Mandacaru e 5100-Circular.

Equipes da Seção de Fiscalização de Transporte Público (SEFTP) vão controlar a saída/embarque/desembarque nos ônibus durante e após o término do evento religioso.

MaisPB