João Pessoa 21/08/2018 02:16Hs

Início » Últimas » Câmara lança TV pública aberta digital nesta sexta

Câmara lança TV pública aberta digital nesta sexta

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entra em uma nova era na área de comunicação com o lançamento da TV pública aberta digital (Canal 61.2), que acontecerá na próxima sexta-feira (14), a partir das 15h, no plenário da casa. A TV aberta analógica (Canal 52) já está no ar, e transmitiu, na última segunda-feira (10) a diplomação dos 27 vereadores, do prefeito e do vice-prefeito eleitos no último pleito. Em entrevista hoje, o presidente Durval Ferreira (PP) também anunciou o lançamento de uma rádio FM para janeiro de 2013.

O Canal digital 61.2 vai trazer, em sua programação, vídeos interativos que serão assistidos, inicialmente, por cem famílias beneficiárias do Bolsa Família. Elas vão poder acessar a programação interativa em casa, nas suas próprias TVs. Esse material foi produzido pela TV UFPB, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Católica de Brasília (UBC), Núcleo Lavid (Laboratória de Vídeos Digitais) da UFPB e Banco do Brasil.
O projeto foi idealizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa, TV Câmara Federal e TV Câmara dos Vereadores da Capital, além de outros parceiros. Os vídeos, que serão transmitidos, permitem ao telespectador, com o controle remoto, escolher na tela o aplicativo desejado, no Canal de serviços do EBC (61.3), interagindo na busca de informações sobre, por exemplo, vagas de emprego em João Pessoa, cursos de capacitação e como obter documentos. Tanto o Canal 61.2, da TV Câmara Federal e TV Câmara Municipal, quanto o 61.3 fazem parte de um pacote de transmissão digital que engloba ainda o Canal 61.1, da EBC, que transmitirá a programação da TV Brasil.
Para o presidente da Câmara da Capital, vereador Durval Ferreira (PP), o funcionamento da TV aberta analógica e digital representa um grande avanço e modernização no Legislativo. Ele afirma que a Casa passa para um nova etapa na consolidação da comunicação com a população com a implantação destes novos canais, que vão aproximar ainda mais a instituição do povo pessoense e ampliar o acesso e o alcance da TV aberta à população paraibana.
“Estamos comemorando um novo momento, um marco histórico para a Câmara dos Vereadores, com a implantação da TV aberta pública, analógica e digital. Quem ganha com essa importante novidade é o Poder Legislativo, os vereadores e, acima de tudo, a população de João Pessoa”, finalizou.
O canal interativo de serviços da EBC, com transmissão digital, será disponibilizado para 100 famílias dos bairros de Mandacaru, Cristo e Colinas do Sul, inscritas no Bolsa Família, programa do Ministério do Desenvolvimento Social. Nesse canal (61.3) serão exibidos, apenas para esse público-alvo, vídeos interativos por um período de três meses. Durante a execução do projeto, os parceiros envolvidos vão testar o potencial que essas famílias têm de interagir com os novos recursos proporcionados pela tecnologia digital, avaliando também aspectos da transmissão digital e outras funcionalidades do sistema.
O telespectador, que escolher os vídeos interativos desenvolvidos pela UFSC e UCB, obterá informações sobre serviços do Governo Federal, na área de Saúde, outros benefícios, como aposentadoria, Programa Bolsa família e Brasil Carinhoso. Trata-se da primeira experiência de interatividade na TV TV Pública brasileira com famílias de baixa renda.
ascom