João Pessoa 26/05/2018 06:22Hs

Início » Últimas » Comporta de açude no interior da PB será aberta nesta quarta

Comporta de açude no interior da PB será aberta nesta quarta

A comporta do açude Cacimba de Várzea, localizado na cidade de Cacimba de Dentro, será aberta na tarde desta quarta-feira (24). A operação será realizada por técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) para atender à população afetada pela estiagem.

De acordo com o gerente executivo de Operação de Mananciais, Gerald Norbert da Silva, o reservatório comporta mais de nove mil metros cúbicos e atualmente está com quase setenta por cento da sua capacidade. “Como o açude está com mais de seis mil metros cúbicos, podemos fazer a abertura para auxiliar as famílias que moram nas proximidades da barragem”, explicou.

O tempo de abertura da comporta deve ser definido esta semana pelos técnicos da Aesa, que vão calcular a quantidade de água necessária para amenizar os efeitos da seca na região. “Vamos observar o comportamento do riacho e a baixa gradual no nível do açude para definir quantos dias a comporta vai ficar aberta. O solo está bastante seco e a vazão pode demorar a chegar até os usuários mais distantes. É importante frisar que este é um procedimento emergencial que tem como objetivo auxiliar os pequenos agricultores”, informou Gerald Norbert.

No mês passado, técnicos da Aesa realizaram um procedimento semelhante no reservatório Capoeira, localizado na cidade Santa Teresinha, no interior do estado. Quando a comporta foi aberta o reservatório estava com 26% de sua capacidade, pouco mais de 13 milhões de metros cúbicos.

A relação completa das barragens monitoradas pela Aesa, com os respectivos volumes, pode ser acessada no site www.aesa.pb.gov.br. A página eletrônica também disponibiliza dados agrometeorológicos (quantidade de chuva, velocidade do vento, temperatura e umidade do ar e do solo) medidos em tempo real.

paraiba já