João Pessoa 20/06/2018 07:26Hs

Início » Últimas » Emissão de vistos para os EUA continua suspensa

Emissão de vistos para os EUA continua suspensa

Problema causado por falhas na atualização de software afeta o mundo inteiro e não há previsão de retorno; somente as entrevistas ocorrem normalmente

visto bloqueadoPane provoca paralisação na emissão de vistos para os EUA e serviço continua suspenso (Reuters/VEJA)

O serviço de emissão de vistos americanos continua com dificuldades técnicas e suspenso por tempo indeterminado. O problema ocorre no mundo inteiro e começou há duas semanas por falhas em uma atualização de software. Já os Centros de Atendimento aos Solicitantes de Visto, onde se realiza a primeira etapa da documentação, funcionam normalmente. Os vistos americanos que já foram aprovados estão sendo enviados aos solicitantes, mas o processo pode levar mais do que o prazo normal de dez dias úteis.

As entrevistas para a concessão de visto estão ocorrendo normalmente. No entanto, os solicitantes com entrevistas agendadas para a última sexta-feira deverão voltar no próximo dia 13. No Brasil, apenas os passageiros em situação de emergência, como tratamento de saúde e falecimento de parente, estão conseguindo documentação para viajar. O critério de avaliação dos casos cabe ao consulado americano.

Transtornos – O problema começou a afetar também a realização de negócios e conexões aéreas. “Quem comprou passagem para os próximos dias, sem visto, corre sério risco de não embarcar”, afirma Constantino Karacostas, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) em São Paulo. “A situação é grave, não só para o turismo. Muitas reuniões corporativas, com objetivo de fechar negócios, devem ser canceladas. Isso significa menos divisas e empregos.” Como o visto também é exigido em conexões, a suspensão também afeta voos com destino a outros continentes, mas que precisam passar pelos Estados Unidos. “As empresas vão precisar pensar rotas alternativas”, diz Karacostas.

(Com Estadão Conteúdo)

Veja