João Pessoa 26/05/2018 21:39Hs

Início » Últimas » Facebook atualiza ferramentas de controle de privacidade adicionando novas formas de controle

Facebook atualiza ferramentas de controle de privacidade adicionando novas formas de controle

O Facebook quer evitar surpresas desagradáveis entre usuários quando se trata de privacidade. A partir desta quarta-feira (12), os mais de 1 bilhão de integrantes começam a visualizar novas formas de controlar como e para quem exibem fotos, posts, check-ins e outros conteúdos, além de saber administrar de forma mais prática em quais conteúdos foram marcados por outras pessoas na rede.

“O que vamos fazer é evitar que as pessoas tenham surpresas quando usam o Facebook”, comentou Nicky Jackson Colaco, gerente de políticas de comunicação da rede social, na Califórnia. “Com as novas ferramentas de privacidade, o usuário poder controlar para quem está divulgando conteúdos”, explicou.

Novo atalho do Facebook para configurações de privacidade será exibido em forma de cadeado. (Foto: Divulgação/Facebook)
Facebook ganha atalho para configurações de privacidade. (Foto: Divulgação/Facebook)

Em breve, a barra superior direita do perfil começa a exibir um novo botão, no formato de um cadeado, ao lado das configurações da rede. “É um atalho mais rápido e simples para quem quer se proteger”, afirma Rob Sherman, diretor de políticas de privacidade do Facebook.

Segundo Nicky, as fotos “são o que as pessoas mais se importam em compartilhar na rede social” e concentram grande parte da preocupação dos usuários quando se trata de exposição.

Entre as novidades da rede social há novos botões mais acessíveis, para alterar a configuração exposição de um post ou imagem na mesma hora da publicação.

Ao remover uma publicação de sua 'Linha do Tempo', internauta será avisado de que o post continua disponível no 'Feed de notícias' e em buscas (Foto: Divulgação/Facebook)
Ao remover uma publicação, internauta será avisado de que o post continua disponível no ‘Feed de notícias’ e em buscas (Foto: Divulgação/Facebook)

No “Relatório da Atividades”, o internauta passa a checar e editar a marcação de conteúdos e fotos por terceiros. Com a atualização é possível remover a marcação (tag) de uma série de fotos de uma só vez. Se quiser remover a marcação e a foto, o internauta também conta com uma nova janela para fazer contato diretamente com a pessoa que publicou a foto.

O Facebook também reforçou a parte educacional aos usuários da rede. Ao retirar um conteúdo de sua linha do tempo ou desmarcar uma foto, o internauta é informado que aqueles conteúdos ainda estarão disponíveis na lista (feed) de notícias e por meio de buscas.

Usuário poderá saber como seus contatos enxergam sua 'Linha do Tempo' no Facebook. (Foto: Reprodução)
Usuário poderá saber como seus contatos enxergam sua ‘Linha do Tempo’ no Facebook.

Proteção da ‘Linha do Tempo’
Além das ferramentas e alterações que entram no ar até o fim do ano, o Facebook também anunciou uma ferramenta que permite ao internauta verificar como sua página de ‘Linha do Tempo’ é vista por seu amigo ou seu chefe, por exemplo. A nova função de controle da ‘linha do tempo’ entra em operação no primeiro trimestre de 2013, informou Sherman.

Aplicativos
Ao adicionar um “Aplicativo” na rede social, o internauta passa a visualizar duas janelas. A primeira janela informa que o aplicativo que a pessoa está prestes a aceitar terá a acesso a seus dados públicos, à lista de amigos e ao endereço de e-mail. Caso aceite, o usuário é redirecionado a uma segunda janela na qual o aplicativo pede para publicar no Facebook em nome do usuário. Nesta área é possível selecionar se o novo ‘app’ pode ser publicado para sua lista de amigos ou publicamente.

Sherman esclarece que a alteração não envolve o compartilhamento dos dados do usuário com terceiros. “O anunciante pode pedir para que publiquemos uma publicidade para pessoas mais interessadas em carros, mas nossa prática é que não compartilhamos informações individuais do usuário do Facebook”.

G1