João Pessoa 19/06/2018 04:52Hs

Início » Últimas » Justiça Eleitoral inicia distribuição de urnas eletrônicas

Justiça Eleitoral inicia distribuição de urnas eletrônicas

A Justiça Eleitoral da Paraíba inicia, nesta sexta-feira (05), o envio das urnas eletrônicas aos cartórios eleitorais, que serão utilizadas nas Eleições 2012.  Serão distribuídas em toda Paraíba um total de 10.169 urnas; destas, 9.017 serão instaladas nas seções eleitorais, permanecendo 1.152 reservadas para o caso de haver necessidade de substituição durante a votação.
As urnas em reserva, denominadas “de contingência”, são preparadas de modo a permitir que sejam utilizadas para substituir qualquer urna que apresente defeito, em qualquer ponto do estado.
Os Cartórios Eleitorais recebem uma quantidade específica de urna de contingência, para garantir o andamento normal da votação, caso seja necessário a substituição de urna.
No intuito de otimizar a preparação das seções eleitorais, cada um dos cartórios definiu um cronograma de instalação das urnas eletrônicas e de montagem das suas seções eleitorais, de forma a possibilitar aos que tenham interesse, acompanhar e fiscalizar este trabalho. A planilha consolidada com os cronogramas de todos os cartórios do estado foi disponibilizada no Portal do TRE-PB para as Eleições 2012, no seguinte endereço:
http://www.tre-pb.gov.br/eleicoes_2012/planejamento/CronogramaDistribuicaoUrnasPB.pdf
Durante a instalação de uma seção, além de haver a arrumação de todo o mobiliário e afixação de cartazes explicativos relativos ao pleito, a urna daquela seção é desembalada, instalada e ligada, passando por uma rápida verificação de informações relativas à seção eleitoral. Dessa forma, é possível conferir na tela da urna informações tais como: data e hora atuais, o número da Zona e da Seção, e o município em que a urna foi instalada.