João Pessoa 25/04/2018 06:47Hs

Início » Últimas » Levantamentos mostram que só 50 das 223 Prefeituras estão aptas a receber recursos

Levantamentos mostram que só 50 das 223 Prefeituras estão aptas a receber recursos

Maioria das prefeituras está com cadastro sujo e assim a população fica sem serviços

201307021126230000002187Embora a maioria das prefeituras da Paraíba reivindique mais recursos do Governo Federal, levantamentos feitos por diversos gabinetes de parlamentares em Brasilia indicam que somente cinquenta das 223 prefeituras estão aptas a receber recursos federais, fora das ações de urgência na Saude e Educação, porque estão inadimplentes e sem condições de aprovaçãodo CAUC – Cadastro Único de Convênios, portanto, as reclamações da população vão continuar por falta de condições para solução a curto e médio prazos.

Uma alta fonte da Presidência da República informou  que esta é a realidade da maioria das prefeituras, também envolvendo noutro patamar alguns Governos Estaduais desperdiçando recursos por não terem gente com capacidade para apresentar projetos no Governo Federal mesmo existindo recursos disponíveis.

– Embora reclamem e responsabilizem o Governo Federal, na maioria dos casos como acontece na Paraiba o que está faltando é competência para sanar os problemas formais da burocracia – confidenciou um funcionário de um gabinete paraibano pedindo para não revelar a Fonte.

Conforme explicou, o problema é grave porque sem acesso ao CAUC as prefeituras não vão poder oferecer serviços às populações necessitadas daí a reclamação crescente dos cidadãos, completou.

O caso está agravado ainda diante da constatação de que recursos advindos de Emendas de parlamentares estão sendo deixadas de se efetivarem porque a maioria das prefeituras estão sem condições de assinar os convênios.

Walter Santos