João Pessoa 14/08/2018 06:35Hs

Início » Últimas » MEC desmente boatos e confirma Enem 2012 para dias 3 e 4

MEC desmente boatos e confirma Enem 2012 para dias 3 e 4

Após boatos sobre o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) esclarece que a data do teste está mantida para os dias 3 e 4 de novembro de 2012. O órgão confirma que encaminhou à Polícia Federal todo o tráfego das redes sociais referente ao “irresponsável boato de cancelamento da edição de 2012 do Enem” e solicitou investigação.

Segundo a Agência Estado, fontes do MEC disseram ter “convicção” de que a informação falsa teria partido de Eden Wiedemann, integrante da equipe de mídias sociais da campanha de José Serra (PSDB) à Prefeitura de São Paulo. Na noite de quarta-feira, o publicitário postou no Twitter “Vai Haddad!!! MEC confirma cancelamento das provas do Enem”, seguido de um link para uma reportagem do Terra de 2009 – quando Fernando Haddad (PT), atual adversário de Serra em São Paulo, era ministro da Educação – que anunciava o cancelamento da prova.

Wiedemann negou que seja o responsável pela origem do boato. No Twitter, o publicitário apontou que não teria sido o primeiro a publicar algo a respeito, indicando uma postagem de quarta-feira à tarde em um perfil falso de Serra com o link da matéria de 2009.

Em nota, o MEC ressaltou que cabe à PF identificar os responsáveis.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, sábado e domingo, em todo o País, a partir das 13h (pelo horário de Brasília). No primeiro dia, o candidato resolverá as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas. No segundo dia, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, igualmente contadas a partir da autorização. O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

Desde o dia 10 de outubro, os cartões de confirmação da inscrição contendo número de registro, data, hora e local de realização das provas, indicação de atendimento diferenciado e/ou específico, opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (quando for o caso) estão sendo remetidos por via postal para o endereço informado pelo participante. As informações também estarão disponíveis no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). Participantes guardadores de sábado serão acomodados em salas e aguardarão até as 19h para iniciarem as provas no primeiro dia.

Terra