João Pessoa 20/06/2018 21:05Hs

Início » Últimas » MEC investiga se site do Enem foi alvo de hackers

MEC investiga se site do Enem foi alvo de hackers

Tentativa de acesso aos dados dos estudantes pode ter motivado lentidão e a retirada do site do ar no início da tarde desta sexta-feira

 

Um ataque hacker pode ter causado lentidão e a retirada do ar da página de consulta do resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 na tarde desta sexta-feira. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame, avalia a possibilidade de que tenha havido uma tentativa de invasão da base de dados.

Os resultados do Enem 2012 foram disponibilizados para consulta na manhã desta sexta-feira. No início da tarde, milhares de estudantes reclamavam da lentidão do sistema e, às 13h, a página foi retirada do ar por 30 minutos. A retirada pode ter sido ordenada para que fossem blindados os dados dos mais de 4 milhões de estudantes que realizaram as provas de novembro. O Inep, no entanto, ainda não confirma a informação.

Ainda segundo o Inep, não há nenhum indício de que hackers tenham conseguido efetivamente acesso aos dados do Enem. De acordo com a autarquia, as informações estão em segurança e o sistema segue operando normalmente. Segundo o MEC, mais de oito milhões de estudantes já visualizaram o boletim de desempenho no Enem 2012.

A consulta ao boletim de desempenho individual do exame foi liberada na manhã desta sexta-feira. Para conferir sua nota, o candidato deve acessar o site da prova e fornecer o número de CPF ou da inscrição, além da senha cadastrada. Caso o participante tenha perdido a senha, é possível recuperá-la na própria página do Enem.

O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro áreas avaliadas. São elas: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza, além da nota de redação. Com a nota do Enem em mãos, os estudantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de 7 de janeiro. O Sisu é o programa que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior com base exclusivamente na nota do Enem. Para o primeiro semestre de 2013 estão sendo oferecidas quase 130.000 vagas em mais de 3.500 cursos e 101 universidades e institutos. Os interessados têm até o dia 11 para fazer a inscrição no sistema.

 

veja