João Pessoa 24/05/2018 11:29Hs

Início » Paraíba » Padre sertanejo divulga novas imagens da seca que castiga o interior do estado

Padre sertanejo divulga novas imagens da seca que castiga o interior do estado

No dia em que a Frente Parlamentar da Seca – comissão composta pelos deputados da Assembleia Legislativa – deu início a série de viagens na Caravana da Seca, que prevê a visita de parlamentares em 39 municípios sertanejos, o padre Djacy Brasileiro divulgou imagens chocantes da seca que aflige a população.

O padre conhece de perto a realidade de muitos agricultores e pecuaristas. Em seu perfil no twitter, ele revelou as condições extremas como a falta de água e alimento, e também a difícil situação enfrentada pelos pequenos criadores.

“Um sertanejo me disse: padre é triste não ter comida e água para os bichinhos. Outro menciona, com lágrimas nos olhos, a dificuldade de enfrentar a morte dos animais, sem nada poder fazer”, ressalta. O padre, que mobiliza ações para arrecadar auxílios à população do Sertão, elabora a campanha “Seca Sem Fome e Sede”, que também envolve a luta pela transposição do Rio São Francisco e o fim de ações paliativas dos governos.

O padre destaca que a população está adoecendo e que os animais encontram-se desnorteados, com comportamento alterado devido a falta de alimento e água. O gado bovino e caprino percorre o campo seco a procura de comida, em vão. Os animais urram e berram com a fome, segundo relato.Os porcos apresentam ferimentos no fucinho porque buscam alimento que não existe mais nos cochos.

Sobre a caravana da comissão parlamentar, o padre questiona o papel da comitiva. “Será que a comissão da seca vai à zona rural ouvir as comunidades, ou vai ficar na cidade para ouvir apenas prefeitos e vereadores? “De acordo com o religioso, a população vê com descrença a chegada dos parlamentares. “Um agricultor me falou: padre,depois que tudo foi devorado pela seca,os deputados vêm ao sertão.É tudo politicagem”, arrematou.

 

animais na seca

Sem alimento, porcos fuçam cocho e se alimentam de terra seca

Seca na Paraíba

Pequeno criador ergue animal sem forças para se manter em pé

Seca na Paraíba

Seca na Paraíba

Sertanejo tenta matar a fome do gado magro com um pouco de comida.

Seca na Paraíba

Agricultor observa limoeiro que não resistiu ao período de estiagem

Seca na Paraíba

Seca na Paraíba

 

click