João Pessoa 20/08/2018 05:11Hs

Início » Últimas » PM orienta mulheres do bairro São José e Manaíra a denunciarem violência doméstica

PM orienta mulheres do bairro São José e Manaíra a denunciarem violência doméstica

Uma reunião entre entidades representativas das mulheres e a Coordenadoria de Integração Comunitária da Polícia Militar definiu, nesta terça-feira (30), ações para o enfrentamento da violência doméstica, nos Bairros São José e Manaíra, em João Pessoa. No encontro, que aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São José, os participantes discutiram a temática e firmaram uma parceira, que visa garantir uma maior assistência ao público feminino dessas duas localidades.

Para a representante do Centro de Referência 8 de Março, a assistente social Kaliandra de Oliveira, a difusão no trabalho de orientação para o maior número possível de mulheres é importante “porque a violência doméstica não é privilégio de uma classe social, mas está presente em todas as classes”, disse ela. A ativista agradeceu o apoio da Polícia Militar, que vai desenvolver um trabalho de conscientização com as mulheres dos dois bairros.

Os policiais enfatizarão, entre outras questões, a necessidade das mulheres denunciarem à polícia os casos de violência doméstica. “Primeiramente faremos um trabalho de orientação com cada um dos nossos policiais para que eles saibam da importância e necessidade de encaminhar as vítimas de violência doméstica para as redes de assistência às mulheres. A partir desta etapa eles servirão de multiplicadores e educadores junto ao público feminino”, explicou o comandante da Unidade de Polícia Solidária do Bairro São José, tenente Márcio Alcântara.

O oficial militar enfatizou que além de tomar providências contra o agressor, os policiais vão garantir um acompanhamento integral às vítimas, com o apoio dos órgãos representativos de defesa dos direitos da mulher.

Durante a reunião realizada nesta terça (30), o coordenador de Integração Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar, major Lúcio Domingos, que também acompanhou as discussões, propôs que fosse elaborado um cronograma de palestras com orientações para as mulheres.

“Mostraremos nessas palestras as leis de proteção às mulheres, dando orientações que possam promover esse enfrentamento. Fizemos isso no Bairro de Mandacaru e vamos trazer a mesma proposta para os bairros São José e Manaíra”, contou. Participaram do encontro representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Agentes de Saúde dos bairros de Manaíra e Bairro São José.

Polícia Comunitária – As reuniões fazem parte da filosofia de trabalho utilizada atualmente na PMPB, que busca integrar órgãos públicos para promover soluções de problemas comuns dos moradores. Este trabalho é feito nas comunidades, onde os policiais escutam os problemas dos moradores e encaminham aos órgãos responsáveis, cobrando providências.

Secom-PB