João Pessoa 25/06/2018 15:13Hs

Início » Últimas » STF determina pena de 2 anos e 11 meses de prisão para Marcos Valério

STF determina pena de 2 anos e 11 meses de prisão para Marcos Valério

O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa, propôs 2 anos e 11 meses de prisão para o publicitário Marcos Valério pelo crime de formação de quadrilha. Segundo Barbosa, o réu “não ostenta maus antecedentes”, apesar de ser apontado como o operador do esquema de compra de apoio político durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os outros ministros, Ayres Britto, Marcos Aurélio, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Luiz Fux, que também condenaram Valério, concordaram com a pena. Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia não se manifestaram pois votaram pela absolvição de Valério.

O relator ponderou que Marcos Valério tem bons antecedentes, embora tenha inquéritos e condenações sem trânsito em julgado (com a possibilidade de recurso). O ministro disse que o tribunal tem entendimento firmado segundo o qual investigações em curso não podem ser consideradas como agravantes de pena.

Barbosa também propôs a pena de 4 anos e 1 mês de reclusão pelo crime de corrupção ativa e sugere o pagamento de multa no valor de R$ 432 mil, o que corresponde a 10 salários mínimos por dia, durante 180 dias.

O relator ainda vai analisar os outros crimes em que o réu foi condenado, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisa. A pena do publicitário pode aumentar.

RedeTV!, com AE