João Pessoa 14/08/2018 21:31Hs

Início » Variedades » Idade da 1ª transa influencia estilo de vida

Idade da 1ª transa influencia estilo de vida

Idade da iniciação sexual pode prever resultados românticos na vida adulta. A constatação é de um estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Os dados foram divulgados na publicação Psychological Science.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram 1659 irmãos do mesmo sexo, que foram acompanhados dos 16 aos 29 anos. Todos foram classificados de acordo com a idade da primeira transa: precoce (menos de 15 anos), no momento (15 a 19) e tardia (mais de 19).

A iniciação tardia foi associada com mais escolaridade e maior renda familiar na idade adulta, em comparação com os outros dois grupos. Também foi relacionada a uma menor propensão a se casar e a ter menos parceiros românticos. Entre os participantes casados ou que viviam com alguém, começar a ter relação sexual depois dos 19 foi associado a níveis significantemente mais baixos de insatisfação conjugal.

A pesquisadora Paige Harden alerta que não se pode dizer que o início sexual precoce é um fator de risco e nem que o início tardio é um fator protetor para moldar os resultados da vida a dois. É possível, por exemplo, que as pessoas que têm seu primeiro encontro sexual mais tarde também apresentem certas características (por exemplo, busca por segurança), que podem levar a uma maior relutância para entrar em relacionamentos íntimos a menos que sejam muito satisfatórios.

Terra