João Pessoa 20/08/2018 05:09Hs

Início » Variedades » Ideme disponibiliza Biblioteca Digital com mais de 3 mil publicações

Ideme disponibiliza Biblioteca Digital com mais de 3 mil publicações

Todo o acervo bibliográfico do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) já está disponível na Internet através do site www.ideme.pb.gov.br. São mais de 3 mil publicações nacionais e internacionais, principalmente das áreas de economia, estatística e geografia, que podem ser consultadas livremente pelo público.

O processo de informatização da Biblioteca do Ideme teve início no último mês de agosto, com a implantação do Sistema de Automação de Bibliotecas, Arquivos, Museus e Memoriais (Siabi), cuja operacionalização segue os padrões internacionais de catalogação, tais como o Marc, o AACR2 e o ISO 2709, sendo este último um padrão de intercâmbio de dados.

Com a nova ferramenta tecnológica é possível trabalhar em rede, visualizar títulos e autores pela internet e até renovar empréstimos, proporcionando maior agilidade e comodidade aos usuários. Com isso, o Ideme amplia seus serviços prestados à sociedade, que continua a dispor de uma área de estudos reservada na sede do instituto.

O acervo do Ideme reúne também publicações nas áreas de Desenvolvimento Urbano, Espaço Urbano, Políticas Públicas, Legislação de Saneamento e Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Acessibilidade, que norteiam a elaboração de projetos e ações de desenvolvimento sustentável dos municípios e do próprio do Governo do Estado, a exemplo dos Anuários Estatísticos e o Atlas da Paraíba, produzidos pelo próprio instituto.

A Biblioteca do Ideme funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Avenida Epitácio Pessoa, 1.457, 6º andar, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3211-8058.

Secom-PB