Mundo

Google está em modo de ‘pânico’, pois enfrenta ameaça de IA

O Google está correndo para atualizar seu mecanismo de busca e criar um completamente novo diante da ameaça de concorrentes que usam inteligência artificial em suas plataformas.

Os funcionários da gigante da tecnologia ficaram surpresos no mês passado e o “pânico” se espalhou quando descobriram que a Samsung estava considerando substituir o Google como opção padrão em seus dispositivos em favor do Bing da Microsoft, de acordo com o New York Times.

O Bing é há muito tempo um concorrente do mecanismo de pesquisa do Google, mas muitas vezes fica em segundo plano quando os usuários migram para a conhecida plataforma do Google. O Bing agora está se tornando mais um desafio para o Google depois que adicionou inteligência artificial, de acordo com a agência.

O Google está trabalhando em um plano para incorporar recursos de IA em seu mecanismo de pesquisa existente e, ao mesmo tempo, construir um completamente novo, de acordo com o Times, que revisou documentos internos sobre o plano.

O novo mecanismo de busca se enquadra em um projeto conhecido como “Magi”, que está sendo criado por um bando de funcionários, incluindo engenheiros e executivos. Este motor de busca pretende ser mais personalizado do que o motor atual, com a plataforma a tentar antecipar os pedidos dos utilizadores, de acordo com o veículo.

O famoso laboratório de IA OpenAI lançou o ChatGPT no final do ano passado, fazendo com que a comunidade de tecnologia aumentasse a aposta em sua corrida para criar a mais poderosa tecnologia de IA – e o Google não foi diferente, de acordo com o o veículo. A OpenAI trabalha com a Microsoft e, cerca de duas semanas após o lançamento do ChatGPT, o Google montou uma força-tarefa em sua divisão de pesquisa para criar produtos de IA, de acordo com o New York Times, citando duas pessoas com conhecimento do assunto.

O Google vem trabalhando em recursos de IA desde o ano passado e lançou seu próprio chatbot chamado “Bard” para um público limitado em março, mas não recebeu a mesma aclamação do ChatGPT. O chatbot da OpenAI quebrou recordes como a base de usuários que mais cresce, com 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro.

A controvérsia sobre a tecnologia de IA ganhou atenção internacional em março, quando milhares de especialistas em tecnologia, líderes e outros assinaram uma carta aberta pedindo uma pausa de seis meses na criação de poderosos sistemas de IA. O chefe da Tesla e do Twitter, Elon Musk , e o cofundador da Apple, Steve Wozniak, estavam entre os signatários proeminentes que alertaram que “a inteligência competitiva humana pode representar riscos profundos para a sociedade e a humanidade”.

Gazeta Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo