Entretenimento

Câncer de próstata? Invista na prevenção com dez ações práticas

Se você, homem, passou dos quarenta anos, é hora de se cuidar com mais atenção

Quem ama cuida. Frase batida, mas não me vem à mente nenhuma outra que traduza tão claramente o que quero deixar como mensagem nesta matéria. Não espere o mês de conscientização contra o câncer de próstata chegar, em novembro. Se você, homem, passou dos quarenta anos, é hora de se cuidar com mais atenção, vá logo a um urologista, faça exames e comemore que foi à toa, que perdeu seu tempo, porque estava tudo bem, é exatamente isso que desejo e só acontecerá se você tiver atenção com a sua saúde. Deixo claro que o câncer de próstata pode acometer homens de qualquer idade, mas sendo mais comum em homens acima dos quarenta anos.

E preste bastante atenção, porque não é somente o câncer de próstata, também o câncer de mama pode acometer homens, em menor escala, mas pode. Por ser menos comum, pode por isso mesmo ser negligenciado na conversa sobre prevenção. Portanto, devemos incluir o câncer de mama masculino nas nossas conversas e esforços de conscientização, porque ele se torna devastador exatamente pelo desconhecimento, fazendo com que os homens não deem a devida importância a esta região, efetuando toques (iguais aos que as mulheres fazem) e buscando o médico em caso de algum caroço suspeito.

O que importa é que não podemos abrir mão de correr na frente, a medicina preventiva é muito pouco valorizada aqui no Brasil, a maioria das pessoas posterga exames importantes, deixando para outra hora e só corre ao médico quando o caldo entorna.

Estamos o tempo todo falando em sexo e em relacionamento, e sempre temos o que dizer ideias a dar, sugestões… E a prevenção neste caso é o que de melhor podemos fazer pela nossa relação. Cuidar de quem se ama, ele, lembrando a ela datas e a importância de se cuidar, ela, insistindo um pouco mais para que ele se cuide. As mulheres sabem bem do que estou falando, já que os homens são por natureza, descuidados com a saúde. E nada mais importante do que estimularmos a procura pelo médico, afinal, eles são nossos super-heróis, mas para que continuem assim é necessário que se cuidem. Fico especialmente triste quando tomo conhecimento da quantidade de cirurgias de próstatas efetuadas aqui no Brasil, principalmente por saber que um grande número de homens poderia ter escapado de fazer parte desta estatística, apenas fazendo os exames regulares, tudo se torna mais fácil quando os problemas são detectados no início.

Portanto, meninas, mão à obra na difícil missão de arrastar os homens de sua vida até o médico mais próximo. Estimulá-los a ler esta matéria poderá ajudar um pouco, e ajudá-los nas medidas preventivas, também.

Aqui estão dez ações práticas que você pode adotar para uma boa prevenção:

1. Primeira ação: Autoexame

É preciso fazer sempre o toque em torno dos mamilos, o câncer de mama em homens é raro, mas só pelo fato de existir já os obriga a se autoexaminar. Mulher: Ensine a ele como se faz, você sabe muito bem.

2. Segunda ação: Exames periódicos

A busca pelo médico é necessária pelo menos uma vez a cada doze meses e o exame quando indicado, para a detecção do câncer de próstata. A causa do câncer de próstata permanece desconhecida, mas é provável que seja uma mistura complexa de vários fatores, incluindo genética, raça, dieta, estilo de vida e exposição a produtos químicos. O câncer de próstata se torna mais comum com a idade. É muito raro em homens com menos de 40 anos de idade. Estudos de autópsia apontam câncer na próstata em cerca de 30% dos homens na faixa dos 50 e mais de 80% dos homens na faixa de 70 anos. História familiar também é importante. Se um pai ou irmão tinha câncer de próstata o risco é duas vezes maior.

3. Terceira ação: Alimentos específicos

Sua mãe estava certa quando o obrigava a comer brócolis. Os homens que comeram um dos vegetais crucíferos, que também inclui a couve-flor e a couve, mais do que uma vez por semana se mostraram 40% menos propensos a desenvolver câncer de próstata. Isto pode estar relacionado com um princípio ativo presente nos vegetais, brócolis, couve flor e a couve, o indol-3-carbinol, que tem efeitos sobre o metabolismo hormonal e é apontado como inibidor do crescimento de tumores. Este mesmo princípio ativo tem sido associado a diminuição do risco de cancro da mama.

4. Quarta ação: Ainda a alimentação

As dietas ricas em tomates, ou alimentos preparados com ele, têm sido associados a um risco reduzido de câncer de próstata. Isto pode estar relacionado com o licopeno antioxidante, mas não há estudos conclusivos. Estudos recentes apontaram uma redução no câncer de próstata em animais alimentados com extrato de tomate, mas são estudos em andamento. Produtos de tomate enlatados ou processados podem ser mais eficazes do que os tomates frescos, pela sua alta concentração. Cozinhar os tomates processados e comê-los com óleo ou gordura pode também aumentar a absorção de licopeno e compostos relacionados. Portanto, a pizza pode ser um excelente alimento anticâncer, se o estudo estiver correto.

5. Quinta ação: Sexo e mais sexo

Praticar sexo frequentemente. Estudos têm demonstrado que homens que ejaculam mais podem ter um menor risco de câncer de próstata.

6. Sexta ação: Vitamina D

Vitamina D – A deficiência de vitamina D está cada vez mais ligada a inúmeros problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, hipertensão, demência, perda óssea e diversos tipos de câncer, dentre eles, o da próstata. A deficiência de vitamina D é grande entre a população adulta, principalmente as pessoas que quase não se expõem ao sol. Um simples exame de sangue poderá dizer se você está ou não deficiente neste importante hormônio (a vitamina D é na verdade um hormônio). Precisando a suplementação, o médico indicará a quantidade diária.

7. Sétima ação: Omega 3

Aumente suas Omega 3 ingerindo mais peixes – ricos em ômega-3 ácidos graxos poliinsaturados com inúmeros benefícios à saúde. Ou use um bom suplemento. Seu consumo pode reduzir a inflamação e diminuir o risco de vários tipos de câncer. Em alguns estudos, as dietas ricas em Omega-3 resultaram em uma redução de 63% no risco de cancro da próstata agressivo. Para assegurar uma ingestão consistente de Omega-3 use uma cápsula de 1000 mg de óleo de peixe de boa qualidade por dia.

8. Oitava ação: Evite o consumo de alguns suplementos

Alguns suplementos podem aumentar o risco. A vitamina E e o selênio são muitas vezes apontados como auxiliares na redução do risco de câncer da próstata. No entanto, os dados sobre eles são contraditórios. O maior estudo, feito em 2008, não encontrou nenhum benefício e ainda descobriram que altos níveis de selênio podem até mesmo piorar o quadro em uma pessoa que já esteja com o câncer. Suplementos de ácido fólico têm sido associados a um aumento do risco de cancro da próstata. Estou falando de suplementos porque as dietas ricas em fontes naturais de ácido fólico (que é tratada de forma ligeiramente diferente pelo organismo) foram indicadas para reduzir o risco de câncer de próstata, na verdade, não se medique, buscar um médico neste caso é sempre o mais indicado.

9. Nona ação: Moderação

O aumento do risco de câncer de próstata tem sido associada a dietas ricas em gorduras saturadas, especialmente as oriundas das carnes vermelhas. Portanto, limitar o consumo desse tipo de alimento, além de limitar também o consumo de álcool, mantendo uma alta ingestão de frutas e vegetais ajudarão na prevenção dessa e de outras doenças.

10. Décima ação: Cuide de sua cintura!

Livre-se da gordura da barriga – A gordura visceral, dentro do abdômen, é metabolicamente ruim. Ela produz substâncias inflamatórias e altera os índices de hormônios de forma a aumentar o risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de próstata. Mesmo se você não diminua o seu peso total, diminuindo o volume de gordura da barriga (gordura visceral, subcutânea) será menos perigoso para a sua saúde. Uma dieta de baixo índice glicêmico e exercícios físicos ajudarão a diminuir essa gordura maligna, se não der para fazer nada pelo menos caminhe uma média de quarenta minutos a uma hora, três vezes por semana.

Saiba mais sobre o assunto no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo