Economia

Mercado imobiliário de alto padrão segue em forte crescimento no DF

A procura por imóveis de luxo aumentou em 20% durante a pandemia. Por isso, empreendimentos como os da Ecap Engenharia têm chamado a atenção

O mercado imobiliário de luxo, ou alto padrão, no Distrito Federal tem experimentado um crescimento significativo. A demanda por esse perfil de imóvel tem aumentado, principalmente devido ao número maior de pessoas que buscam um estilo de vida com mais privacidade, qualidade e conforto.

Segundo Paula Farias, advogada especialista em Direito e Negócios Imobiliários, a procura por imóveis de luxo aumentou em 20% durante a pandemia. E isso pode ser atribuído a vários fatores, incluindo o desejo de mais espaço no período de isolamento.

Além disso, a construção de novos imóveis de luxo também está em alta. As construtoras, em geral, estão investindo mais nesse segmento para atender a essa crescente demanda, como é o caso da Ecap Engenharia.

Inclusive, ela se destaca pela qualidade construtiva e pelos diferenciais dos imóveis da Linha Design Ecap, simbolizada pelo empreendimento de 4 Suítes My Design, a ser entregue em dezembro de 2023.

No ambiente, as pessoas podem ver de perto a qualidade da construção, o padrão de entrega e o atendimento da Ecap, que é dona de dois prêmios masters do Imobiliário, em 2010 e 2012. E, também, a exclusividade de cada fachada. “O desenvolvimento das fachadas acontece de forma ‘artesanal’. A escolha das cores, a textura dos revestimentos e a volumetria são feitas de forma que cada empreendimento tenha um estilo único”, pontua o CEO da Ecap Engenharia, Rodrigo Nogueira.

Ecap Engenharia/ReproduçãoPrêmios Ecap Engenharia - Metrópoles

Atualmente, os principais empreendimentos da construtora se concentram no Noroeste. Porém, em breve, haverá novos imóveis em Samambaia e também na região da DF-140, próximo ao Setor Tororó.

Linha My, High, Self e ID Design

Além do altíssimo padrão construtivo da Ecap, os empreendimentos com a assinatura da linha Design – My, High, Self e ID – trazem o conjunto de boas práticas Environmental, Social and Governance (ESG), que guia a empresa por caminhos que levam a melhores produtos, métodos sustentáveis e relacionamento saudável com funcionários, clientes, fornecedores e autoridades.

Atualmente, o My Design está com apartamento modelo aberto à visitação. Com ele, o público pode ver de perto como o imóvel adquirido é entregue pela construtora.

Durante a visita, sempre guiada por um corretor, os clientes também têm a oportunidade de verificar alguns dos diferenciais construtivos da Ecap.

Ecap Engenharia/ReproduçãoDiferenciais construtivos Ecap Engenharia - Metrópoles

My Design

O residencial de altíssimo padrão My Design é um 4 suítes que será entregue já em dezembro deste ano. Ele inclui apartamentos realmente vazados e com vista livre e definitiva para a área verde. Além disso:

  • Altíssimo padrão de construção
  • Apartamentos realmente vazados
  • 4 suítes com plantas personalizáveis, com opções que vão de 197 m² a 220 m²
  • Espaço pet
  • Preparação para automação
  • Melhor projeção da quadra
  • 4 a 5 vagas de garagem
  • Esquadrias com tratamento acústico
  • Garagem forrada

Ecap Engenharia/ReproduçãoTeste de qualidade Ecap Engenharia - Metrópoles

High Design

High Design oferece integração perfeita entre os ambientes, sem barreiras visuais. O resultado é o maior vão de sala existente no Noroeste e apartamentos realmente vazados, com uma ventilação cruzada espetacular. Além disso:

  • Projeção com vista definitiva
  • 4 suítes com plantas personalizáveis
  • Biofilia integrada à fachada
  • Apartamentos com 4 vagas de garagem
  • Coberturas com até 5 vagas de garagem
  • Garagem forrada

Self Design

Com fachada moderna e janelas que são portas de correr, o empreendimento Self Design apresenta apartamentos de 1 e 2 quartos e lofts. As metragens vão de 47 m² a 66 m², com todas as unidades acompanhadas de vaga de garagem. Além disso:

  • Arquitetura única
  • Pouquíssimas unidades
  • 2 quartos com suíte
  • Janelas de correr para maior ventilação
  • Biofilia – conexão com a natureza
  • Garagem forrada

ID Design

O empreendimento ID Design, no Noroeste, se destaca por pequenos requintes, bom gosto e grande conforto. Inclusive, o edifício já foi entregue.

  • Altíssimo padrão de construção
  • Fachada atemporal
  • Apartamentos realmente vazados
  • Mármore travertino na cobertura coletiva, pilotis e subsolo
  • 4 suítes com plantas personalizáveis
  • Pronto para morar
  • Coberturas com até 5 vagas de garagem
  • Garagem forrada

De acordo com Ricardo Rosa, especialista em investimentos e consultor de negócios imobiliários no escritório PFA, para ser referência no setor de construção de imóveis de luxo ou alto padrão, uma construtora precisa cumprir vários quesitos.

Entre eles, estão qualidade de construção, design exclusivo e localização privilegiada; e todos estão presentes nos empreendimentos da Ecap Engenharia.

– Qualidade de construção: isso inclui a utilização de materiais de alta qualidade, mão de obra qualificada e atenção meticulosa aos detalhes. Além da construção ser sólida e durável, com acabamentos de alto padrão.

– Design exclusivo: arquitetura personalizada, layouts espaçosos e características exclusivas como piscinas infinitas, jardins paisagísticos e vistas panorâmicas.

– Localização privilegiada: a localização é um fator chave no mercado imobiliário de luxo. Construtoras de alto padrão muitas vezes escolhem localizações exclusivas, seja em áreas urbanas desejáveis ou em locais pitorescos e tranquilos.

– Tecnologia avançada: automação residencial, sistemas de segurança de última geração e recursos eco-friendly, como painéis solares e sistemas de gestão de água.

Onde estão os apartamentos de luxo?

Segundo a advogada Paula, os imóveis de luxo podem ser encontrados em alguns bairros seletos de Brasília (DF). Em 2023, faz parte da lista, por exemplo, o Noroeste.

Noroeste é um dos bairros mais novos de Brasília, conhecido por prédios residenciais de luxo, onde a Ecap Engenharia se concentra. É um bairro planejado com muitas áreas verdes e infraestrutura moderna.

Rodrigo Nogueira

Nogueira é presidente e representante da terceira geração da empresa. Situada em Brasília desde 2003, a construtora trabalha em parceria com grandes nomes do mercado.

Proprietário da Ecap, ele foi responsável técnico pela execução de 1.740.000 m² de projetos registrados desde que chegou à capital federal, em 1997.

A primeira experiência em Brasília foi como superintendente da construtora Líder. Depois, Rodrigo Nogueira foi diretor-geral da Via Empreendimentos e, por último, sócio e diretor-geral da JC Gontijo Engenharia.

Já como sócio de uma das principais incorporadoras da cidade, ele teve a oportunidade de desenvolver conceitos inovadores em empreendimentos que viraram referência, como a SQB – Superquadra Brasília, o Centro Clínico Advance e o Living Superquadra Park Sul, todos vencedores do Prêmio Master Imobiliário.

Segundo o sócio, na jornada profissional dele à frente da Ecap Engenharia, o desafio principal é continuar um processo crescente de criatividade e compromisso.

“A partir desses estímulos, criamos a linha Design: uma geração de novos empreendimentos da Ecap que une o alto nível dos projetos com o altíssimo padrão construtivo de acabamento.”

Rodrigo Nogueira, proprietário da Ecap

Lacuna no setor

De acordo com Rodrigo Nogueira, os apartamentos de alto padrão de Brasília ainda têm muito a evoluir. “Observando outros mercados, como o de Belo Horizonte e Goiânia, por exemplo, percebemos que há espaço na capital federal para deixar os projetos muito mais sofisticados, mesmo com todas as limitações que o tombamento do Plano Piloto impõe, como os seis andares e pilotis.”

Nesse sentido, o CEO pontua que Brasília tem a maior renda per capita do país e que, por isso, é possível aplicar novas tecnologias e referências arquitetônicas para atender aos anseios dos clientes mais exigentes. “Nós queremos que os apartamentos construídos pela Ecap tenham um nível igual ou melhor que o das casas mais nobres do bairro Lago Sul”, pondera.

Ecap Engenharia

A Expansão Comercial Agro Pastoril Engenharia (Ecap) foi criada em 1948, em Brasília (DF). A empresa tem como foco a incorporação imobiliária em Brasília e em Belo Horizonte e, como negócio subsidiário, a construção de imóveis para renda.

Metrópoles 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo