Câmara em Foco

Segunda Corrida pela Vida atrai mais de mil inscritos neste domingo em Campina Grande

A 2ª Corrida Pela Vida ocorreu neste domingo (14), em Campina Grande, com percursos de 3 km, 5 km e 10 km. A iniciativa contou com 1.200 inscritos e doações de sangue. A ação, que visa promover a vida por meio da doação de sangue, foi promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com apoio do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, da Gerência Executiva da Vigilância em Saúde do Estado e do Hemocentro da Paraíba.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, destacou que a corrida, além incentivar as pessoas a adotarem hábitos de vida saudáveis, também amplia os estoques de sangue do estado e impulsiona a captação de novos doadores. Ele reforça que esta edição bateu o recorde de doações da primeira. “Finalizamos a segunda Corrida Pela Vida aqui em Campina Grande. A corrida foi um sucesso. Foram 1.200 doações de sangue, um recorde em pouco mais de uma semana. As ruas de Campina transformam quilômetros em solidariedade, superação e muita saúde”, comentou.

O diretor geral do Hospital de Trauma de Campina Grande, Sebastião Viana, ressaltou a importância do evento para toda a Paraíba e frisou que a unidade de saúde utiliza em média 20 a 30 bolsas de sangue por dia. “Um evento como este vem beneficiar os pacientes. A gente sabe que quem doa sangue, doa vida. Nada melhor do que associar uma corrida como essa com doação de sangue e a prática de exercício físico”, observou.

Para a diretora do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, com a corrida, o serviço tem a possibilidade de captar novos doadores e, assim, aumentar o estoque de sangue do Hemocentro. “Ficamos gratos por todos que fizeram a inscrição da corrida e doaram sangue. Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas”, ressaltou.

O primeiro lugar geral de 5 km feminino foi Edilene Guedes de Lima, com o tempo de 22m29s. Já o primeiro lugar de 5 km masculino ficou com Robson Pierre Lima Brito, com o tempo de 18m48s. Do percurso dos 10 km feminino, a vencedora foi Patrícia Michelle Costa Gomes, com o tempo 47m11s. E do masculino, o vencedor foi José Elder Silva dos Santos, 34m18s.

Doadora de sangue, a vencedora dos 10 km geral feminino Patrícia Michelle relatou que essa foi a primeira corrida de rua da qual participou. “Recentemente eu entrei para o mundo da corrida. Eu faço mais trilha, mas diante do propósito da corrida que era a doação de sangue, achei que uma coisa ia ser muito útil com a outra, e fui buscar o pódio. Sou doadora, fui uma das primeiras a fazer a doação. Assim que abriu, eu já estava lá. Eu achei a iniciativa muito bacana, principalmente porque as pessoas se empenharam para doar. Isso é muito bacana, principalmente porque as pessoas precisam de sangue”, completou

A ação contou com atração cultural, um show de Ranniery Gomes. Essa foi a segunda edição da Corrida Pela Vida. A primeira ocorreu em João Pessoa, em 2023. Em junho, está programada a 3ª Corrida Pela Vida, que ocorrerá  em Patos. Em novembro, ocorrerá a segunda edição em João Pessoa.

Além de incentivar as doações de sangue, a corrida também estimula outra forma de solidariedade. Na entrega dos kits da corrida foram arrecadadas mais de 2 toneladas de alimentos, que serão doados para instituições de obras sociais de Campina Grande.

Nenhuma descrição disponível.

Paraíba Urgente 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo