Mundo

Parte das armas enviadas pelo Ocidente para a Ucrânia foram roubadas e depois recuperadas, diz Pentágono

A CNN obteve o documento intitulado “Responsabilidade do Departamento de Defesa sobre o equipamento fornecido à Ucrânia”

Soldados ucranianos perto da linha de frente da guerra com a Rússia em Soledar, na região de Donetsk23/01/2023 REUTERS/Oleksandr Ratushniak – Natasha BertrandHaley Britzkyda CNN

Criminosos, combatentes voluntários e traficantes de armas na Ucrânia roubaram algumas armas e equipamentos fornecidos pelo Ocidente destinados às tropas ucranianas no ano passado, que posteriormente foram recuperados, de acordo com um relatório do inspetor-geral do Departamento de Defesa dos Estados Unidos obtido pela CNN.

Os serviços de inteligência da Ucrânia interceptaram os planos de roubo do armamento e equipamento, e eles puderam ser recuperados, de acordo com o relatório.

CNN obteve o documento intitulado “Responsabilidade do Departamento de Defesa sobre o equipamento fornecido à Ucrânia”, por meio de uma solicitação da Lei de Liberdade de Informação. O portal Military.com foi o primeiro a relatar a notícia.

O relatório do inspetor-geral observou que, após a invasão da Ucrânia pela Rússia no ano passado, a capacidade do Departamento de Defesa de rastrear e monitorar todos os equipamentos americanos despejados na Ucrânia, conforme exigido por lei sob a Lei de Controle de Exportação de Armas, enfrentou “desafios” por causa da presença limitada dos Estados Unidos no país.

O documento, datado de 6 de outubro de 2022, examinou o período de fevereiro a setembro de 2022. O Escritório de Cooperação de Defesa em Kiev “não foi capaz de conduzir o equipamento militar necessário (monitoramento do uso final) que os Estados Unidos forneceram à Ucrânia no ano fiscal de 2022”, disse.

“A incapacidade do pessoal do Departamento de Defesa de visitar áreas onde o equipamento fornecido à Ucrânia estava sendo usado ou armazenado prejudicou significativamente a capacidade do Escritório de Cooperação de Defesa em Kiev de agir” o monitoramento, acrescentou o relatório.

No final de outubro, os EUA retomaram as inspeções in loco dos depósitos de armas ucranianos como forma de rastrear melhor para onde o equipamento estava indo. O departamento também forneceu aos ucranianos sistemas de rastreamento, incluindo scanners e software, disse o ex-subsecretário de defesa para políticas do Pentágono, Colin Kahl, a parlamentares americanos em fevereiro.

Mas o relatório ressalta o quão difícil foi, nos primeiros dias da guerra, para os EUA rastrearem os bilhões de dólares em armas e equipamentos que estavam sendo enviados para a Ucrânia.

CNN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo