Esporte

Herdeiro de Aldair e ex-seleção holandesa: Saiba mais sobre Strootman, especulado no Fortaleza

A notícia causou certo espanto no Fortaleza. Kevin Strootman, de 33 anos, teria sido oferecido ao clube, segundo apurou reportagem do jornal O Povo. Um destino inusitado para um jogador com passagem pela seleção holandesa e que já movimentou milhões de euros em transferências. A equipe oGol, como de costume, aproveitou a deixa para apresentar mais sobre a carreira do possível reforço do Leão, com números e curiosidades sobre Strootman.
Do início promissor de carreira até a queda para a segundona italiana. Parceiro de Mertens e seleção holandesa O início de carreira de Kevin Strootman é no Sparta Rotterdam, da Holanda. A estreia foi em 2008, contra o Ajax. Não foi uma boa experiência, com derrota por 6 a 2 para o mais tradicional e abastado rival no Campeonato Holandês.
Apesar de tudo, Strootman agradou em seus primeiros passos no Sparta, renovou por lá. O ano de 2011 marcou a virada para Strootman como profissional. No início do ano, assinou com o FC Utrecht, onde logo exibiu suas qualidades. Seis meses depois seria negociado para o PSV em um pacote com Dries Mertens, que faria sucesso na Itália pelo Napoli, por um valor total de 13 milhões de euros.
Foi a primeira movimentação milionária do volante. Ainda no Utrecht, Strootman recebe sua primeira convocação para a seleção holandesa. Faz a estreia contra a Áustria, em fevereiro, e mais quatro jogos no ano de 2011. As boas exibições o garantem vaga na Eurocopa de 2012. Herdeiro de Aldair na Roma A passagem de Strootman pelo PSV dura duas temporadas. Em 2013, o volante é negociado com a Roma. E chega com moral: assume logo a camisa 6, de Aldair, com aval do ídolo brasileiro.
Para quem não entende a simbologia da camisa 6, a mesma estava aposentada desde 2003. Aldair, tetracampeão mundial foi ídolo na capital italiana e aceitou “desaposentar” a camisa para o novo reforço, que custou 17 milhões de euros (fora bônus futuros), um valor considerável para a Roma, ainda mais em 2013.
“Seria ótimo ver o número 6 de volta ao campo na Roma, especialmente para os mais jovens, que nunca o viram”, confessou Aldair. “Maquina de Lavar” avariada após serie de Lesões “Kevin Strootman é como uma Máquina de Lavar. Quando ele pega uma bola suja, sempre a devolve limpa”.
A frase marcante veio da boca do técnico francês Rudi Garcia, e acabou por render a Strootman o curioso apelido de “La Lavatrice” – máquina de lavar em italiano. O holandês despontava como um meia capaz de desarmar com vitalidade e ao mesmo tempo apoiar o ataque, com seis gols na primeira temporada na Itália. Rudi aproveitou Strootman em sua melhor forma, mas não por muito tempo.
A ascensão do meia holandês foi interrompida por lesão no joelho em março de 2014. Por sinal, o jogador não esteve por aqui na Copa do Mundo de 2014 por conta desta lesão: seria presença certa na seleção. Foi apenas o início da decadência física. Em janeiro de 2015, pouco mais de dois meses depois de ter retornado à atividade na Roma, Strootman voltou a lesionar o joelho. Entre 2014/15 e 2015/16, o volante realizou apenas 12 jogos.
A carreira estava em risco. Transferência milionária para a França Strootman deu a volta por cima na temporada 2016/17. Foi um bom ano para o holandês, com seis gols e sete assistências em 45 jogos. Ainda atuou em bom nível por mais um ano no time romano, mas acabaria por deixar o clube em 2018.
O destino desta vez foi o Olympique de Marseille. O clube francês, apesar do histórico de lesões graves do meia, pagou 25 milhões de euros pelo reforço. Mas o holandês não correspondeu às expectativas. Na França, Strootman disputou 78 jogos em duas temporadas em meia. Não foi mal, mas também não brilhou, e acabou emprestado para o Genoa em 2021.
Depois seguiu para o Cagliari, onde mais uma vez sofreu com grave lesão no joelho. Segunda divisão Italiana A decadência física o levou novamente ao Genoa, mas agora para a disputa da segunda divisão italiana.
O último trabalho do holandês foi justamente levar o time de volta à elite. Sem contrato após o acesso para a primeira divisão, Strootman não sabe se seguirá por lá. O holandês avalia suas opções, e o Fortaleza surgiu como possibilidade, até pela incerteza quanto ao futuro de Hércules, importante para o elenco e valorizado no mercado, observado de perto por clubes da Europa.

O Gol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo