Caminhando com a Cultura - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Caminhando com a Cultura

rita-bizerra-sec-cultura

 

Acompanhando as atualizações do Ministério da Cultura, estive apreciando o teor do Artigo publicado pelo atual Ministro, Roberto Freire, às 11h15 min de hoje, 05.01.2017, ” “Os desafios da Cultura”.

Ele foi claro quando falou: “É fundamental que a cultura assuma também o seu caráter social e ofereça à população uma nova perspectiva, um novo olhar, um novo caminho que amplie os horizontes”, (Roberto Freire).

E ele não deixou de citar a crítica situação da economia do País, as dificuldades de se desenvolver as políticas públicas em prol da sociedade brasileira, mas, sobretudo, ele orienta aos responsáveis pela cultura dos municípios brasileiros, para que tenham a atitude de buscar uma organicidade do seu SMC (Sistema Municipal de Cultura) e caminhar junto com os seus artista, ativistas culturais, enfim, promover o associativismo, para trazer para si, equipamentos culturais que possam atender as necessidades, municipais.

Roberto Freire também afirmou que, nesse espaço, no qual estamos organizando os nossos SMCs, ele junto com a sua equipe e autoridades competentes, irão fazer mais curtas, as curvas das Leis de Incentivo à Cultura, a exemplo da Lei Rouanet, que costumamos dizer que nunca chegará até nós, pela imposição dos seus critérios, o que faz ainda mais escassa a Cultura do nosso nordeste, por está longe das empresas de alto faturamento.

O Ministro garante, que com a nossa colaboração, no sentido de agir na construção da organicidade exigida para o acesso dos recurso, teremos o seu empenho na descentralização de projetos para que todas as regiões do País tenha a Cultura como ferramenta de Inclusão Social, integração e a Economia criativa cheque até nós.

Fica nas entrelinhas do artigo do Ministro Roberto Freire, a sugestão do associativismo e do cooperativismo, para que tenhamos equipamentos mais amplos, como os CEUs, Pontos de Cultura e outros.

Rita Bizerra – Sec. Cultura de Olho d’Água.